Dados são do Caged; foram contratados 193 homens e 267 mulheres no período, sendo a 1ª vez no ano que o número de contratações do público feminino excedeu o masculino
Piracicaba finalizou o mês de março com saldo positivo de 460 vagas criadas com carteira assinada, resultado de 5.748 admissões e 5.288 demissões. A informação foi divulgada hoje, 27/04, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Do saldo positivo de 460 vagas, 193 foram de contratações de homens e 267 de mulheres, sendo a 1ª vez em 2023 que o número de contratações do público feminino excedeu o masculino.
José Luiz Guidotti Júnior, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Semdettur) comemorou o desempenho, lembrando que as ações da Pasta para a diminuição da discriminação de gênero no mercado de trabalho já começaram a surtir efeito.
“O mutirão de empregos que realizamos exclusivamente para o público feminino na Fundação Municipal de Ensino (Fumep), ofertando 200 vagas, influenciou diretamente nos resultados de Piracicaba no mês de março”, frisou Guidotti.
SEGMENTOS – Quem mais contratou no período foi o segmento de Serviços com 277 contratações, seguido da Agropecuária com 113 e Comércio com 100 contratações. A surpresa ficou por conta do segmento da Indústria, que apresentou saldo negativo de – 23 vagas.
Guidotti comentou que o segmento de Serviços teve um bom desempenho, impulsionado pelas admissões nos subsetores de transporte, armazenagem e correio (93 vagas) e administração pública, defesa, seguridade social, educação e serviços sociais com (87 vagas). Ele disse ainda que o desempenho negativo da Indústria foi motivado pelo número de demissões atípico no período, principalmente no subsetor de máquinas e equipamento de uso industrial.
A faixa etária mais beneficiada com as contratações de março foi a situada com idade entre 18 e 24 anos, com 298 contratações, seguida dos que possuem idade entre 30 e 39 anos com 91 contratações e dos que possuem idade até 17 anos com 76 postos de trabalho,
Quando comparados por grau de instrução, os trabalhadores com ensino médio completo foram os mais beneficiados, com 286 contratações, seguidos dos que possuem ensino fundamental incompleto, com 84 contratações, e dos que possuem ensino médio incompleto, com 36 contratações.
ACUMULADO – No acumulado de 2023 o município conta com 2.537 vagas de saldo e desde o início de 2021 o saldo é positivo com a criação de 16.706 postos de trabalho.