Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Mulher Empreendedora: lançamento reúne mais de 100 participantes e inicia inscrições para rodas de conversa

Projeto Mulheres Empreendedoras quer criar rede de apoio e apoiar grupos de mulheres

Projeto cria rede de apoio para mapear desafios e oportunidades para o empreendedorismo feminino


A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), em parceria com o Sebrae, realizou na noite de ontem, 01/07, o lançamento do Projeto Mulher Empreendedora. O evento, aberto ao público, reuniu mais de 100 participantes no Salão Nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). Além de explicar todas as etapas do projeto, o lançamento teve uma palestra com a coach Renata Passos, e em seguida, abriu as inscrições para as oficinas que vão formar grupos de mulheres para discutir desafios e oportunidades para o empreendedorismo feminino.

O evento teve a presença do prefeito Luciano Almeida; do secretário da Semdettur, Euclides Libardi; da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUSSP), Andrea Almeida; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante; a corregedora-geral do Município, Renata Bueno; a Chefe de Gabinete, Juliana Baccarin; Rai de Almeida, representando a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal; além do gerente e do consultor de políticas públicas do Sebrae Piracicaba, Fabio Gerlach e Eduardo Mercadante, respectivamente.

O prefeito Luciano Almeida lembrou o equilíbrio que atualmente existe no Executivo entre secretários homens e mulheres, algo inédito na gestão pública municipal, e destacou a importância de incentivar o empreendedorismo como forma de criar oportunidades de forma igualitária.

A política pública mais importante que deve ser feita é gerar emprego e renda, porque quando eu tenho isso, eu elimino a necessidade que o cidadão tem de buscar apoio e depender do poder público. Eu tenho condições de administrar a minha vida. Eu acho que essas discussões, com esse trabalho que vocês estão começando aqui, vocês podem trazer pra nós luz em coisas que nós podemos melhorar e, muitas vezes, não conseguimos enxergar.”

O secretário da Semdettur comentou que, nos últimos anos, as mulheres foram ocupando funções que há anos eram predominantemente masculinas, em todos os setores econômicos, mas junto com isso, muitas vezes não veio o reconhecimento, qualidade salarial, oportunidades de desenvolvimento, ascensão a cargos em empresas e na política de forma igualitária, o que torna a discussão muito importante neste momento da sociedade.

“O propósito da Prefeitura e do Sebrae, com este projeto, é que vocês possam criar um ambiente para discussão desse sistema, não isoladamente, mas em conjunto. Isso é o que as mulheres precisam fazer, se unir para juntas trabalharem para mudar essas condições”, completou.

“Queria agradecer o prefeito, que na sua liderança, acreditou que podemos fazer aqui algo diferente, porque esse não é só um programa de capacitação, de treinamento, mas um programa que discute o que nós podemos fazer pelo empreendedorismo feminino. A ideia é oferecer para cada uma o que vocês necessitam para se desenvolver”, destacou o gerente do Sebrae, Fabio Gerlach.

O PROJETO – Após a abertura, a analista de projetos do Sebrae, Évelly Moraes, apresentou as etapas do Projeto Mulher Empreendedora, que vão ocorrer durante todo o ano. Ela destacou que a ideia central é criar uma rede colaborativa entre mulheres, para mapear as dificuldades que travam o crescimento das mulheres no mercado de trabalho e empreendedorismo, e como o poder público pode colaborar para ajudar nesse processo.

A primeira etapa será a realização de três rodas de conversas com as mulheres que se inscreverem para participação, com o objetivo de ouvir as principais necessidades e dificuldades do grupo sobre a infraestrutura e ambiente necessários para que o Município possa ter mais oportunidades para o fomento do Empreendedorismo Feminino. Essas informações servirão de subsídio para as etapas seguintes, que incluem capacitações e elaboração de políticas públicas.

Entre setembro e novembro, será realizado o Fórum de Desenvolvimento do Empreendedorismo Feminino, para discutir os temas que foram abordados e priorizados nas Rodas de Conversa; cursos para desenvolvimento de lideranças femininas; e o seminário Empretec, com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor e identificar oportunidades de negócios com foco no empreendedorismo feminino.

A última etapa será a criação de uma Rede de Apoio à Mulher Empreendedora e oficialização de um documento com um plano de ação efetivo para a comunidade feminina.

MULHERES UNIDAS – O lançamento foi encerrado com a palestra da coach Renata Passos, com o tema “Como fazer mais com menos”. Ela convocou a participação de todas as mulheres no projeto, que precisam ser olhadas pelo mercado de trabalho em todas as suas necessidades, desde filhas a mães, esposas ou simplesmente mulheres, com suas particularidades.

“Pela primeira vez, é um projeto colaborativo, não é um projeto em que a Prefeitura chega e apresenta algo pronto, ou o Sebrae mostra pra vocês algo, nós estamos sendo chamadas como sociedade, como mulheres a contribuir, a colaborar, a participar, ou seja, agora nós temos voz”, comentou.

Iara Santos, consultora de RH, soube do evento ao participar da Feira de Empregabilidade e chamou a amiga, a consultora financeira Márcia Sertório, para ir ao lançamento. “Estamos juntas nessa jornada de empreendedoras, uma incentivando a outra”, comenta Iara. “A gente sempre conversou sobre isso, de desenvolver com nossas amigas essa rede de apoio de mulheres para se apoiarem, e a gente busca no mercado cursos, e aí falta esse tipo de qualificação, ou investimento para isso. Então ter algo a partir da Prefeitura para isso é sensacional.”

Márcia completa sobre a importância de poder se unir a outras com o mesmo objetivo. “O projeto torna mais fácil a gente conhecer outras mulheres também que buscam isso”, comenta.

RODAS DE CONVERSA – As inscrições continuam abertas para participar das Rodas de Conversa do Projeto Mulher Empreendedora, que serão realizadas em três datas: dia 23/07, às 8h no auditório da Secretaria Municipal da Educação; dia 25/07, às 18h30, na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep); e às 18h30 do dia 1/08, na sede do Sebrae Piracicaba. As vagas são limitadas e a participação é gratuita. Para se inscrever, basta preencher o formulário pelo endereço: https://forms.office.com/r/RFFGyVpDCw .