Nesta sexta-feira (10) foi realizada a reunião do Conselho Estadual de Representantes da APEOESP com casa cheia. A categoria reconquistou, a dispensa de ponto para essa atividade sindical e tem como pretensão seguir desta maneira, pois, segundo a presidente da Apeoesp, deputada estadual e professora Bebel, isso é parte da democracia.
Na reunião foi debatido o regimento interno das eleições para Diretoria e Conselhos da entidade, que ocorrerão no dia 26 de maio, após dois anos de pandemia. Na oportunidade, também foi definida uma forte campanha pela revogação da MP 746 (reforma do ensino médio) e da Base Nacional Comum Curricular imposta pelo governo de Jair Bolsonaro. Todos os passos da campanha serão detalhados no boletim da entidade.
O destaque ficou para a Audiência Pública marcada para dia 16 de março, às 14 horas, na ALESP, na defesa da revogação do novo ensino médio. Outros pontos abordados foram, a revogação imediata do artigo 80 da LC 1374/2022, voltando a ser a classificação para atribuição de aulas apenas por tempo de serviço, cursos e concursos. Segundo a presidente, “O que queremos de fato é a revogação integral dessa lei, o fim do pagamento por subsídio e a reconstrução da nossa carreira”.
Ela ressaltou também, que “entre tantos pontos, lutamos pelo fim do PEI e por verdadeira educação integral, pelo reajuste do piso nacional para todos os professores, devolução dos valores descontados dos aposentados e pensionistas, estabilidade da categoria F para categoria O até que haja concurso, que deve ser para 100 mil vagas, cumprimento de ATPL e APD em local de livre escolha e outros”.
Segundo a presidente “A Apeoesp sempre na luta em defesa dos profissionais que atuam firmemente por uma educação pública de qualidade”.