Câmara aprovou, em primeira discussão, projeto que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município, a comemoração do aniversário do clube no dia 15 de novembro
Fundado no dia 15 de novembro de 1913, o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba terá o aniversário instituído oficialmente no Calendário Oficial de Eventos do Município.
]É o que traz o projeto de lei nº 214/2024, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, aprovado em primeira discussão durante a 66ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (4).
A matéria também recebeu a assinatura do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).
O projeto foi aprovado próximo à data em que o clube piracicabano vai completar 111 anos de fundação. “Ao longo de sua história, o ‘Nhô Quim’, como é carinhosamente chamado, se consolidou como símbolo de identidade e orgulho para a população piracicabana”, justificou o autor, no projeto. “Com uma trajetória rica, o XV contribuiu significativamente para a difusão do esporte e da cultura na região, revelando talentos e formando gerações de torcedores apaixonados”.
Wagnão salientou ainda, no texto, que a oficialização da data no calendário oficial é uma homenagem à importância histórica e cultural do clube. “Essa medida pode incentivar a realização de eventos comemorativos, fortalecer a identidade esportiva local e atrair novos recursos e parcerias para o clube”, colocou.
“Além disso, a celebração anual poderá envolver a comunidade em atividades que promovam o esporte e o lazer, reforçando o papel do XV como patrimônio imaterial da cidade de Piracicaba”.
Destacou ainda que, com o reconhecimento formal da data, o município reforça o compromisso com a preservação da história e com o desenvolvimento da cultura esportiva.
A propositura ainda voltará ao Plenário para o segundo turno de votação.
Demais proposituras – Durante a 66ª Reunião Ordinária, foram ainda aprovadas duas moções de aplausos, 16 requerimentos e dois projetos de lei para denominação de espaços públicos, um em primeira e outro em segunda discussão.
Em segunda discussão, passou pelo crivo dos vereadores o projeto de lei 215/2024, de autoria do vereador Josef Borges (PP), que busca assegurar “a toda gestante o direito ao acompanhamento por fisioterapeuta durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares públicos ou privados em Piracicaba”.
Também foi aprovado em segundo turno o PL 216/2024, de autoria do vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PRD), o Sérgio da Van, que dispõe sobre a inclusão de aba específica destinada aos direitos dos idosos na página oficial da Prefeitura.