Pedido foi feito pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, como homenagem ao ex-parlamentar e em respeito à sua família
A Câmara Municipal de Piracicaba encerrou antecipadamente a 22ª reunião ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (28), em homenagem ao ex-vereador Pedro Cruz, que faleceu neste domingo (27), aos 70 anos.
O pedido de encerramento da reunião foi feito pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira.
O velório do ex-parlamentar aconteceu no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na sede do Legislativo, nesta segunda-feira (28).
O presidente da Câmara, Rerlison Teixeira de Rezende (PSDB), o Relinho, já havia decretado luto oficial, com a bandeira do município hasteada a meio-mastro.
Piracicabano nato, Pedro Cruz nasceu em 7 de julho de 1954. Foi eleito vereador em 2012, com 1.888 votos, sendo o 21º mais votado entre os 23 eleitos naquela gestão.
Durante a reunião ordinária, os vereadores prestaram suas homenagens, destacando o legado político e humano deixado por Pedro Cruz.
Cássio Fala Pira (PL) expressou seus sentimentos à família.
“Esse pedido de encerramento é um reconhecimento, uma homenagem ao ex-vereador e em respeito a sua família”, afirmou.
André Bandeira (PSDB) também homenageou o ex-vereador.
“Tive o privilégio de trabalhar ao lado de Pedro Cruz nesta Casa e na Prefeitura. Ele dedicou sua vida a Piracicaba e ao trabalho”, disse.
Rai de Almeida (PT) recordou a participação de Pedro Cruz na criação do Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência, em 2001.
“Ele foi incentivador, estimulador e contribuinte para a criação do serviço. Doou utensílios e o mobiliário”, disse.
Laércio Trevisan Jr. (PL) e Gustavo Pompeo (Avante) também manifestaram seus sentimentos, pedindo conforto aos familiares e amigos.
Pedro Kawai (PSDB) também enalteceu o legado de Pedro Cruz.
“Era um homem gigantesco, leal. Meu amigo não só desta Casa, mas também da Igreja dos Frades. Fará muita falta a Piracicaba”, afirmou.
Ary Pedroso Jr. (PL) destacou sua relação pessoal com o ex-vereador.
“Fomos vizinhos e convivi por um tempo quase que diariamente com Pedro Cruz. Acompanhando sua trajetória como homem, político e empresário”, afirmou.
Wagner Oliveira (PSD), o Wagnão, lembrou da simplicidade e humildade do ex-parlamentar.
“Pedro Cruz ocupou uma dessas cadeiras, sempre respeitou as pessoas, homem simples e humilde”, disse.
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, disse que as vezes que o encontrou, sempre o sentiu muito popular, querido e feliz.
O presidente da Câmara acrescentou ainda que Pedro Cruz era seu colega de partido, o PSDB.
“Era uma pessoa fácil de falar, generoso, que todos gostavam, independente do partido, da classe, um homem que apoiava”, disse.
Zezinho Pereira (União Brasil), Fábio Silva (Republicanos) e Valdir Vieira Marques (PSD), o Paraná, também expressaram suas condolências.
Após as manifestações dos vereadores, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Pedro Cruz.
Posteriormente, o pedido de encerramento apresentado por Cássio Fala Pira foi aprovado em plenária e a reunião encerrada, logo após o presidente da Câmara convocar os vereadores para para uma reunião extraordinária, que será realizada na segunda-feira (5).
Tribuna popular e moção de aplausos – Antes do encerramento, a Tribuna Popular foi utilizada por Izabel Baraldi e Silvia Helena Rigoldi Simões, que abordaram os temas “A Doença de Parkinson: definição, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento” e “A Doença de Parkinson e a Associação Brasil Parkinson, núcleo Piracicaba”.
O “Clube da Lady” foi homenageado com a entrega de uma moção de aplausos, de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos), em reconhecimento aos 65 anos de relevantes serviços assistenciais prestados à comunidade de Piracicaba.
Ordem do Dia – A 22ª Reunião Ordinária de 2025 contava com 32 proposituras na Pauta da Ordem do Dia. Entre elas, um Projeto de Lei do Executivo, em urgência e em segunda discussão, além de requerimentos, moções de aplausos e um Projeto de Decreto Legislativo em discussão única.
Ainda estava prevista a deliberação, em segunda discussão, de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica e cinco Projetos de Lei, mais outros três Projetos de Lei em primeira discussão.
Também estava prevista a realização da 4ª reunião extraordinária de 2025, para deliberação do Projeto de Lei Complementar 5/2025, que propõe alterações à Lei Complementar 421/2020, visando à implementação de novos procedimentos para a análise de projetos urbanísticos (Certidão de Diretriz e CAP — Comissão Técnica de Análise e Parecer em Projetos de Parcelamento de Solo).