Desde 2018

⭐ Piracicaba, 29 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Projeto Brazil Sugarcane fecha 2023 com US$ 869,51 milhões em exportação

O diretor-executivo Flavio Castellari no Sustainable Mobility Ethanol Talks India

O projeto conta com a participação de 110 empresas, sendo a maioria delas sediada em Piracicaba. Essa concentração impulsionou a cidade a conquistar a posição de 4º lugar no ranking de exportações do Estado de São Paulo.

Com sede em Piracicaba, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), concluiu o ano de 2023 com um montante expressivo de US$ 869,51 milhões em exportações. O projeto desempenha um papel fundamental na execução de programas de exportação voltados para empresas do setor sucroenergético.

No início de janeiro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços divulgou um ranking que coloca Piracicaba como a quarta cidade do Estado de São Paulo com maior volume de exportações, atingindo a expressiva marca de US$ 3,59 bilhões.

De acordo com o diretor-executivo do Apla, do Parque Tecnológico Piracicaba e coordenador do Projeto Brazil Sugarcane, Flavio Castellari, as exportações feitas por essas empresas contribuíram para posicionar Piracicaba no ranking.
“Piracicaba é o epicentro do setor sucroenergético, com a maioria das empresas associadas ao projeto concentradas na Região Metropolitana de Piracicaba. A contribuição significativa dessas empresas para as exportações é crucial para o cálculo total das exportações na cidade.” Entre os mais exportados, o setor de máquinas segue na liderança.

Protagonista no cenário internacional

Em atuação há 16 anos, o Projeto Brazil Sugarcane inova e posiciona-se cada vez mais como importante player no mercado de negócios internacionais, levando as empresas brasileiras para o centro dos negócios globais. “O Brazil Sugarcane destaca-se por sua inovação e consolidação como um protagonista no cenário dos negócios internacionais. A nossa iniciativa reafirma o compromisso com a excelência, e eleva o prestígio das empresas brasileiras, posicionando-as no ponto central das transações globais. É uma longa jornada onde buscamos promover novos negócios e elevar a reputação do Brasil nos mercados internacionais”, declarou Castellari.

Este ano foram visitadas 27 usinas em países como Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Panamá e, mais de 60 compradores potenciais vieram ao Brasil participar das rodadas de negócios na semana da Fenasucro & Agrocana em Ribeirão Preto e, na Apla/Datagro realizada dentro da programação da 23ª Conferência Internacional Datagro em São Paulo.

Debates globais sobre etanol, sustentabilidade e futuro da mobilidade

A projeção do Projeto Brazil Sugarcane deu-se também com a realização das edições do Sustainable Mobility: Ethanol Talks realizadas em parceria com a União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), ApexBrasil e Ministério das Relações Exteriores na Costa Rica, Indonésia e  Índia, promovendo diálogos sobre o etanol, mobilidade sustentável e a descarbonização da matriz energética dos transportes.

Nesta linha, o Apla e a Unica promoveram o Brasil em um espaço dedicado ao etanol na Auto Expo 2023, na Índia – um dos principais salões de automóvel da Ásia.

No início de dezembro, o Apla participou das discussões sobre bioenergia e a descarbonização do setor cerâmico brasileiro na  28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai.

“O modelo brasileiro de bioenergia é altamente replicável globalmente, permitindo a escalabilidade da tecnologia de produção. Há um vasto potencial para replicar esse modelo em países abaixo da linha do Equador, vislumbrando uma espécie de ‘Oriente Médio verde’ em nossos canaviais. A produção de bioenergia, seja em forma de eletricidade, líquida ou gasosa, a partir da cana-de-açúcar como matéria-prima, é uma perspectiva promissora”, disse o diretor-executivo Flavio Castellari.

Sobre o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution

Desde 2007, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – uma parceria entre o Apla e a ApexBrasil – agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.

Diversas ações são realizadas pelo Brazil Sugarcane, com destaque para o Projeto de Promoção Comercial de Exportações dos Equipamentos, Produtos e Serviços das Empresas do Setor Sucroenergético que, em parceria com a ApexBrasil, realiza rodadas de negócios em diversos países e participações em feiras, conferências e encontros com especialistas do setor, como por exemplo, o Ethanol Talks e a Datagro Conferences. No Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a ApexBrasil organizam receptivo de interessados no mercado sucroenergético nacional, fomentando e ampliando o comércio exterior.

As empresas brasileiras interessadas em integrar-se ao projeto setorial devem ser vinculadas ao setor sucroenergético e apresentar um portfólio de produtos, serviços ou soluções como potencial exportador. Entre em contato pelo www.portalapla.org.br.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos

estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços

brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.