Parcela da estatal no valor final do diesel vendido nos postos cai para R$ 2,81 por litro; outros combustíveis seguem inalterados
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (5) uma nova redução no preço do diesel vendido às distribuidoras.
A partir de terça-feira (6), o valor médio do litro do diesel A nas refinarias passará de R$ 3,43 para R$ 3,27, o que representa uma queda de R$ 0,16.
Segundo a companhia, ao se considerar a mistura obrigatória de 86% de diesel A com 14% de biodiesel para a formação do diesel B, vendido nos postos, a parcela da Petrobras no valor final ao consumidor será de R$ 2,81 por litro.
Isso representa uma redução de R$ 0,14 por litro do combustível final.
Causas da redução
A queda nos preços está associada às oscilações do petróleo no mercado internacional, que influenciam diretamente a política de preços da estatal.
Esta é a terceira redução do diesel em 2025, sendo as anteriores registradas em 31 de março e 17 de abril.
Desde dezembro de 2022, o preço do diesel A nas refinarias da Petrobras acumula uma queda de R$ 1,22 por litro, o que equivale a uma redução de 27,2%.
Gasolina e gás de cozinha permanecem com os mesmos preços
A estatal informou ainda que não haverá alterações nos preços da gasolina e do gás liquefeito de petróleo (GLP) — o gás de cozinha — neste momento.
As atualizações seguem a política de monitoramento da paridade de importação e das condições do mercado interno.
Redução no preço do diesel deve aliviar custos do transporte e da produção em Piracicaba
A redução de R$ 0,16 no preço do diesel A nas refinarias, anunciada pela Petrobras nesta segunda-feira (5) e válida a partir de terça (6), deve gerar impactos diretos e indiretos na economia de Piracicaba, principalmente nos setores agrícola, industrial e de transporte de cargas e passageiros, pilares da dinâmica econômica local.
Reflexos no setor agrícola
Piracicaba tem forte vocação agrícola, com destaque para o agronegócio canavieiro e de grãos, que depende intensamente de máquinas agrícolas movidas a diesel.
A redução no custo do combustível pode aliviar os gastos com colheita e transporte, o que tende a reduzir o custo operacional das usinas e produtores da região.
Segundo economistas locais, a economia em grandes volumes de consumo pode ser significativa:
“em uma safra, a redução de alguns centavos por litro representa milhares de reais a menos em despesas logísticas para as usinas e cooperativas”, explica um especialista da Esalq/USP.
Transporte e mobilidade urbana
Outro impacto importante é no transporte coletivo urbano. A cidade possui concessões de ônibus movidos a diesel, e, embora os contratos sejam reajustados anualmente, a queda nos custos de operação pode dar fôlego às empresas do setor e reduzir a pressão por aumento nas tarifas em curto prazo.
No transporte de cargas, que abastece o comércio e a indústria local, a queda de preços também representa economia nas entregas e fretes, beneficiando diretamente logísticas de distribuição e fornecedores da cidade.
Indústria e distribuição
Piracicaba abriga parques industriais relevantes, como o da Caterpillar e Hyundai, além de pequenas e médias indústrias.
A logística de insumos e produtos acabados — muitas vezes feita por frotas terceirizadas movidas a diesel — também deve ser impactada positivamente, com possível estabilização de custos de produção e distribuição.
Impacto ao consumidor final
Embora o repasse aos consumidores finais nem sempre ocorra de forma imediata, a tendência de redução no preço do diesel pode contribuir para manter a inflação sob controle, principalmente nos itens de transporte e alimentos, influenciando também o comércio local.