Falta de visibilidade, crenças equivocadas e foco excessivo no operacional podem estar travando o seu crescimento profissional
Três barreiras que podem estar travando a promoção
1. Falta de visibilidade
Trabalhar duro em silêncio pode ser admirável, mas não é eficaz para o crescimento de carreira.
“Se os tomadores de decisão não têm clareza sobre o valor que um profissional agrega, dificilmente ele será considerado para uma promoção”, alerta o especialista.
Ele recomenda que os colaboradores evidenciem suas entregas por meio de reuniões, relatórios e interações estratégicas dentro da empresa.
2. Acreditar que tempo de casa garante crescimento
O tempo de serviço, por si só, não é um critério determinante para promoções.
“A promoção não segue uma ordem de espera, mas sim um reconhecimento do valor entregue ao negócio”, destaca Santos.
Para crescer profissionalmente, é essencial assumir desafios, demonstrar capacidade de liderança e buscar constantemente aprimoramento.
3. Foco excessivo no trabalho operacional
Profissionais que se limitam à execução de tarefas, sem um olhar estratégico, tendem a estagnar.
“Quem avança na carreira são aqueles que, além de resolver problemas, enxergam oportunidades para o crescimento da empresa”, afirma o gestor.
Desenvolver uma visão mais ampla do negócio e sugerir soluções inovadoras pode ser determinante para o avanço profissional.
Como acelerar o crescimento na carreira
Para conquistar uma promoção, é fundamental investir em desenvolvimento profissional.
Segundo Santos, cursos, mentorias e networking são estratégias eficazes para fortalecer a marca pessoal e aumentar a percepção de valor dentro da empresa.
Além disso, demonstrar protagonismo e antecipar às demandas do cargo desejado são diferenciais competitivos.
“Os profissionais promovidos geralmente já desempenham parte das funções do novo cargo antes mesmo da mudança oficial”, conclui Santos.
Para quem deseja crescer profissionalmente, a chave está em visibilidade, postura estratégica e entrega de valor consistente.
Afinal, como afirmou Peter Drucker, “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.
Virgilio Marques dos Santos é um dos fundadores da FM2S, gestor de carreiras, PhD, doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e Master Black Belt pela mesma Universidade. Autor do livro “Partiu Carreira”, TEDx Speaker, foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da Unicamp, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.