Só piracicabanas como nós, cujos pais debilitados, estão precisando há tempos de assistência médica domiciliar, poderíamos reconhecer publicamente os agentes locais responsáveis pelo PAD, Plano de Assistência Domiciliar Melhor em Casa, com aportes financeiros dos governos federal e prefeitura de nossa cidade.
O Dr Ricardo O.S. Soares e sua equipe vermelha, tem sido generosos e extremamente profissionais conosco e com nossa família, no atendimento dos nossos pai e mãe, acamados já há algum tempo, em decorrência de suas idades já longevas.
O Programa prevê duas modalidades de atendimento: Internação Domiciliar (ID) e Assistência Domiciliar (AD), bem como dois benefícios pecuniários: auxílio cuidador e auxílio equipamento.
O programa existe em Piracicaba desde o início dos anos de 1996 com a habilitação das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), para a adequação no município do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde.
Essas ações são desenvolvidas pelo Programa de Atenção Domiciliar (PAD), ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
A conquista foi resultado da visita de autoridades piracicabanas ao então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no mês de setembro daquele ano.
Participaram da reunião em Brasília, na ocasião, os então prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o secretário de Saúde de Piracicaba, dr. Pedro Antonio de Mello, e o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta, além do deputado federal Gilberto Nascimento e do deputado estadual Tenente Nascimento.
Naquela ocasião, foi destinado ao Programa cerca de R$ 1,8 milhão anual, transferido em parcelas mensais regularmente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.
Esse serviço em Piracicaba sempre foi bancado com recursos do próprio município.
A partir de então a cidade pode contratar novos profissionais, ampliar a estrutura logística e qualificar ainda mais o trabalho que já vínhamos desenvolvendo.
Tem sido uma melhora gradativa para beneficiar toda a população que tem uma tendência natural de aumento da demanda por esses serviços decorrente do envelhecimento da população.
O envelhecimento populacional vai requerer mais e mais atenção aos idosos, em especial aos acamados, que podem ficar com a própria família, mas necessitam desse suporte de saúde por parte do SUS.
O PAD tem prestado um excelente trabalho a esse público, que a partir de então foi aprimorado.
O objetivo do PAD é atender pessoas que estão acamadas e impossibilitadas de acessar serviços como a fisioterapia.
Para que o programa possa aumentar os atendimentos em domicílio é sempre necessária a aquisição de mais veículos para comportar nossa equipe, além de materiais e insumos que serão utilizados durante os atendimentos.
Conforme explicou Lúcia Helena de Campos Novello, coordenadora do PAD em notícia da imprensa local na época, atualmente, 81,47% dos usuários atendidos pelo PAD são idosos, sendo 30% com idade entre 80 a 89 anos e 15,75% com idade igual a superior a 90 anos.
Para receber os serviços do PAD, o paciente precisa estar acamado, ter cuidador responsável e residir na região urbana de Piracicaba (com exceção dos bairros compreendidos pelas estratégias do
Programa Saúde da Família). O PAD atende de segunda a domingo, das 7 às 19 horas, sendo que o cadastro é feito de segunda a sexta-feira, às 7 horas e ou ao meio-dia. O PAD fica na Avenida Piracicamirim, 3139 – Piracicamirim.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-1762.
O Programa de Assistência Domiciliar localiza-se na Avenida Piracicamirim,3139 em nossa cidade.
E, por este instrumento, manifestamos publicamente nossa gratidão a tudo o que esses profissionais, tem feito pelos nossos pais.