Desde 2018

⭐ Piracicaba, 15 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

ETE Bela Vista recebe GCMs em experiência educativa sobre o sistema de saneamento

Pelotao-Ambiental-da-GCM-conheceu-a-ETE-Bela-Vista-e-a-tecnologia-implantada-no-tratamento-de-esgoto

Visita promovida dentro do Programa Portas Abertas da Mirante apresenta as tecnologias utilizadas na coleta e tratamento de esgoto em Piracicaba

Considerada uma das mais modernas Estações de Tratamento de Esgoto, do país, é na ETE Bela Vista que se desenvolve o Programa Portas Abertas – uma iniciativa da Mirante, que tem como objetivo apresentar, de forma prática e educativa, as tecnologias utilizadas no tratamento de esgoto.

A unidade, em operação desde 2013, recebeu altos investimentos da empresa, que já universalizou a coleta e tratamento de esgoto na cidade.

O objetivo do programa, criado especificamente para a realização de visitas guiadas, é que os visitantes tenham a oportunidade de acompanhar ‘in loco’ a rotina e tecnologia implantada na ETE Bela Vista.

Esta semana, a estação recebeu a visita de dois grupos de guardas civis municipais, que foram recepcionados por colaboradores das áreas de Operação e Responsabilidade Social da concessionária.

“A experiência de conhecer a ETE Bela Vista foi muito gratificante, pois tivemos conhecimentos novos, principalmente do resultado do tratamento que é direcionado ao rio”, comentou o GCM Marcio Vitti, que integra o Pelotão Ambiental.

De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Mirante, Erika Bueno da Silva, conhecer o tratamento de esgoto faz toda a diferença.

“Falamos muito sobre a importância do uso correto da rede coletora, de mudarmos hábitos, como não descartar lixo em vasos sanitários, óleo e gorduras nas pias. Mas ver de perto como é feito o tratamento e como o uso incorreto da rede de esgoto impacta na operação, é bem diferente. As pessoas passam a entender melhor e saem da visita com outra percepção”, afirma.

O grupo também visitou o Centro de Operações Integradas da Mirante PPP, onde é possível ver, por meio de imagens exibidas em telas, todo o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, que é monitorado por uma equipe qualificada 24h por dia.

“Saneamento é um tema que engloba saúde, qualidade de vida, preservação ambiental, mas também segurança pública. Ter a presença de integrantes da Guarda Civil visitando as instalações da Mirante PPP permite ampliar o conhecimento do trabalho que é realizado, dia a dia, por profissionais que estão comprometidos em proteger os recursos ambientais de Piracicaba”, afirma Daniel Mantovani, diretor presidente da Mirante.

Guardas civis municipais conheceram também os programas de Responsabilidade Social da Mirante

ETE BELA VISTA

Localizada na região de Santa Terezinha, a ETE Bela Vista tem capacidade para atender aproximadamente 150 mil habitantes.

Instalada em uma área de 42 mil m², foi construída com o objetivo de atender, em conjunto com a ETE Capim Fino e a ETE Ártemis, toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba.

Com vazão média de esgoto de 340 litros por segundo, a Bela Vista opera exclusivamente pelo sistema aeróbio, sem produção do gás sulfídrico (H2S), o que evita emissão de odor.

QUER CONHECER?

Você também gostaria de conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista? Entre em contato pelos e-mails: erika.silva@miranteppp.com.br ou laura.lopes@miranteppp.com.br .

QUEM SOMOS

Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil.

Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento.

A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.

Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil.

Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local.

Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 700 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Publicidade