Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

AFOCAPI é reconhecida na Agrishow 2023

afocapi-agrishow-2023

Case de sucesso é apresentado no Programa “Etanol Mais Verde”

A AFOCAPI – Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba foi reconhecida na Agrishow 2023 e apresentou o case de sucesso sobre o CAR – Cadastro Ambiental Rural, que é relacionado à Lei Federal nº 12.651/2012, que faz parte das Diretivas Técnicas do Protocolo “Etanol Mais Verde”. Esse protocolo é a continuidade do acordo firmado em 2007, para consolidar o desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético e direcionar ações para o fim da queima da palha da cana-de-açúcar.

A AFOCAPI trabalha firme para incentivar as melhores práticas de sustentabilidade na cadeia de produção sucroenergética e o Cadastro Ambiental Rural faz parte dessas diretivas. O CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Devida a importância desse cadastro, a AFOCAPI conseguiu conscientizar e cadastrar 2.800 propriedades rurais, numero expressivo dentro do programa.

O trabalho foi apresentado pelo engenheiro agrônomo e coordenador da AFOCAPI, Bruno Porte Ribeiro que além de explicar o resultado do CAR, apresentou a missão e diretrizes do Grupo AFOCAPI.

Entenda a História “Etanol Mais Verde”

Em 2007, o Estado de São Paulo, as usinas e associações criaram o Protocolo Agroambiental Paulista para eliminar a queima da palha da cana-de-açúcar gradativamente. Dez anos depois, o Protocolo Agroambiental foi atualizado para “Etanol Verde” seguindo boas práticas ambientais. Hoje, chamado de Protocolo “Etanol Mais Verde” é composto por dez diretivas técnicas, que são elas:

a. Eliminação da Queima

b. Adequação à Lei Federal nº 12.651/2012

c. Proteção e Restauração das Áreas Ciliares

d. Conservação do Solo

e. Conservação e Reuso da Água

f. Aproveitamento dos Subprodutos da Cana-de-Açúcar

g. Responsabilidade Socioambiental e Certificações

h. Boas Práticas no Uso de Agrotóxicos

i. Medidas de Proteção à Fauna

j. Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais

Mais de 800 marcas internacionais e brasileiras buscam suprir as necessidades dos agricultores com novidades tecnológicas, conectividade, agricultura de precisão, economia, desempenho. “Nosso objetivo de levar a equipe técnica é de atualizar sobre as novas tecnologias, sempre visando aumentar produtividade, lucratividade dos associados”, disse o presidente da AFOCAPI, José Coral.

Publicidade