Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

“Na roça” tem como tema o espírito caipira e o cotidiano de vilarejo do interior

peca-na-roca-elenco

Comédia de costumes tem apresentação na noite de 13 de setembro, no Sesc Piracicaba

A comédia de costumes “Na roça” faz apresentação no próximo dia 13, às 20 horas, no Sesc Piracicaba (SP).

De autoria de Belmiro Braga e direção geral de Rosângela Pereira, a peça teatral aborda a cultura caipira, de um jeito leve e descontraído, os enredos de um pacato vilarejo do interior.

O texto trata com sagacidade e com muita confusão o espírito caipira entre vários desencontros e desarranjos, com muitos causos de Piracicaba e milhares de histórias do cotidiano caipiracicabano”, explica a diretora geral. Pereira ainda lembra que “a cidade, eterna ‘Noiva da Colina’, é cortejada pelo majestoso rio que lhe dá o nome, e desse enlace nasce a alma do povo piracicabano, recheada de muita cultura, tradição e religiosidade.

Seus filhos, pelo valor de sua arte, há muito tempo engrandecem seu nome por onde passam, seja nas belas artes, na música, na dança, na literatura e no fazer teatral, com forte presença das tradições afro-brasileiras, sendo inclusive apontada por historiadores como um dos berços do Samba Paulista, diz com orgulho.

 

A vertente religiosa popular se mantém nas festividades do Divino Espírito Santo, no Pouso do Divino, na Congada e no Caruru. Seresteiros ainda encantam a população, que lota o Largo dos Pescadores. Piracicabano é aquele que aqui nasce ou que por essa terra é acolhido, tem orgulho da cultura caipira e do jeito ‘ispeciar de falar’, destaca Rosângela Pereira.

 

FICHA TÉCNICA

O elenco é formado por Gabriel Passos, Claudia Novolette, Bárbara Caletti, Nathalia Lopes, Luccas Jacquie, Paduá Soares e Sabrina Plácido.

A direção vocal é de Hilara Crestana, a cenografia é de Pádua Soares, com a técnica de luz e som de Wellington Camargo e Diego Borges. Já o figurino é uma produção coletiva.

 

SINOPSE

Na Roça é um texto de Belmiro Braga que trata com comicidade os enredos de um pacato vilarejo do interior. O texto trata com sagacidade e com muita confusão o espírito caipira entre vários desencontros e desarranjos.

Na trama, Novato e Tereza, que têm Eugenia por filha, lidam com as questões de uma moça em fase de arranjo para casamentar-se. Zé Leite, que é uma espécie de capanga astuto, se embaraça com as trambiquices do seu patão Juca Pindóba. Já Juca Pindóba tem intenção de casar-se com Eugenia, mas os pais da menina têm outros planos para ela.

Atrele-se a isso alguns causos da cidade de Piracicaba, que tem milhares de histórias do cotidiano caipiracicabano, vividos pelo compadre Felicíssimo e suas filhas Perpétua e Felicidade, juntamente com o primo Chico da Rufina.

Aí então surge o enredo perfeito para uma peça com boas gargalhadas e confusões.

 

SERVIÇO

Dia 13/09/2024 (sexta-feira), às 20h

Sesc Piracicaba (R. Ipiranga, 155 – Centro)

Classificação: Livre

Publicidade