Desde 2018

⭐ Piracicaba, 14 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Festival Caipira de Circo continua neste fim de semana em Piracicaba

festival_xinfrim_credito_Diego Delariva_divulgacao_2 (1)

Espetáculos serão realizados no sábado (18/1) e no domingo (19/1), a partir das 16h, no Engenho Central. A entrada é franca

Sucesso de público em sua estreia, a primeira edição do Festival Caipira de Circo, organizado pela companhia MB Circo, continua neste fim de semana no Engenho Central (em frente à Casa do Artesão), em Piracicaba (SP).

No sábado (18/1), a plateia confere Na Roda com Sanduba, da Cia. Suno (Campinas/São Paulo).

Já, no domingo (19/1), será a vez da Cia. Pé de Cana (Iracemápolis/SP) encenar o espetáculo Xinfrim.

Sempre a partir das 16h, a programação, indicada a todos os públicos, é gratuita.

Promovido pela MB Circo, com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba, o Festival Caipira de Circo será realizado por intermédio da Lei Paulo Gustavo Municipal | Artigo 8º Demais Áreas.

“A partir de espetáculos circenses de qualidade, variados e premiados, queremos fomentar, cada vez mais, a arte e a cultura em nossa cidade.

No passado, Piracicaba abrigou, por anos, o Festival Paulista de Circo, atualmente realizado em São Paulo.

O nosso festival vem preencher essa lacuna e matar a saudade da população piracicabana e da região que sempre receberam bem os artistas circenses e aplaudiram os nossos espetáculos”, destaca Dani Maimoni, palhaça da MB Circo e integrante da organização do evento.

Os espetáculos

Protagonizado pelo Palhaço Sanduba, sob a direção de Helena Figueira, o espetáculo Na Roda com Sanduba apresenta a trajetória de um palhaço viajante que se utiliza das técnicas do faquirismo para atrair a atenção da plateia.

E quais são elas? Destaque para o malabarismo com facas, a cama de prego, o monociclo, os números de fogo e até um adestramento para lá de engraçado.

“Todos esses números chegam à cena a partir da ótica do palhaço e sua relação com a plateia. Afinal, o espetáculo reflete um pouco da minha pesquisa a respeito das artes mambembe, cigana e das ruas”, conta Duba Becker, o Palhaço Sanduba, da Cia. Suno.

Já em Xinfrim, encenado no domingo (19/1), o Respeitável Público confere as peripécias de uma trupe mambembe após ter percorrido treze estados brasileiros. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, um trio de palhaços demonstra um pouco da bagagem acumulada pelos caminhos, compartilhando de forma poética e divertida essas experiências com a plateia.

“O cenário desse espetáculo é composto por uma Kombi que representa literalmente nossa casa sobre rodas e traz o contexto das nossas itinerâncias.

Nosso picadeiro, que é uma lona de caminhão, também carrega consigo uma energia repleta de histórias de viagens.

Os números vão saindo de dentro de várias malas e representam a bagagem que fomos acumulando”, destaca Suelen Zacharias, a Palhaça Ripa, da Cia. Pé de Cana.

Programação

Sábado (18/1), às 16h
Espetáculo Na Roda com Sanduba, da Cia. Suno (Campinas/São Paulo)

Domingo (19/1), às 16h
Espetáculo Xinfrim, da Cia. Pé de Cana (Iracemápolis/SP)

Onde: Engenho Central (Avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende, em Piracicaba/SP)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: @mbcirco