Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

11º Afropira leva atividades do Dia da Consciência Negra ao Engenho Central.

Entre amanhã (19/11)  e quarta-feira, 20/11, festival terá apresentações musicais, de dança e serviços gratuitos de estética.

Considerado o maior evento afro do interior paulista, o 11º Festival Afropira, que começou na última quinta-feira, 14/11, prossegue essa semana com dois dias de eventos gratuitos em diversos palcos montados no Parque do Engenho Central. Amanhã, terça-feira, 19/11, o evento começa às 19h, e na quarta-feira, 20/11, feriado do Dia da Consciência Negra, o Afropira começa às 13h. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível.

O 11º Festival Afropira, contemplado pelo ProAc Editais 2023, é uma realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural), com apoio da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (CPIR), do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN), e do Sesc Piracicaba.

Na terça-feira, véspera de feriado, o Engenho Central recebe apresentações do Baque Caipira, às 19h, e do Grupo Samba de Cosme, às 20h. No espaço Hip-Hop, coordenado pelo Afro Black Pira, terá batalha de MCs com Batalha do Norte (18h30), Afroblack Dance (20h) e Balada Black – DJ K-Mina, de Campinas (21h). A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Na quarta-feira, Dia da Consciência Negra, o 11º Afropira no Engenho Central começa às 13h com apresentação de Paradança com Folha e Ana, seguida da apresentação de Samba de Lenço de Piracicaba (14h), Show Raízes: Força da Natureza (15h), Bloco Afropira (16h), Show Lucas Morato filho do Péricles (17h), Apresentação do Tambu – Casa de Batuqueiro (19h), Show do Grupo Envolvência (20h) e DJ Vurto nos intervalos.

No Espaço Hip-Hop, haverá Oficina de Charme para Iniciantes com Zheca Jones, de Limeira (14h30), Oficina de Hip Hop iniciante com Heloize Cavalcanti da Casa do Hip Hop (15h30), Batalha de Dança (16h30), Passinho Afrobeat e Dancehall com May Row Balada Black (18h30), DJ Victinho (19h30) e DJ do Passinho (20h30).

No espaço da beleza, coordenado por Isabel Farias, a partir das 13h, estarão as trancistas Brubraids, Tranças da Nai, Amanda, Ju Angelo e Equipe Descabelados; os barbeiros Sardinha e Jorge Wilson; na maquiagem, Beatriz Nunes e Dafni Fernanda, Oficina de Turbantes com Bel Farias e Serviço de Massoterapia com Catharina Teixeira.

No Espaço Infantil, coordenado por Nathy Pezzato e Marcela Ferraz, com apoio de Denise Guedes Fortunato e Talita Barros, terá Acolhimento Pintura Afro – Lohana Comitre (13h), Musicalização – Bruno Teotonio (14h), Capoeira Infantil – Estagiária Dudinha e Isaias (15h), Contação de História – Evair Souza (16h), Confecção de Bonecas Abayomis com Erica Lima (17h), Contação de História – Marcela Ferraz (18h), Desenhos Livres e preparação para encerramento do espaço (19h). Haverá brinquedos das 13h às 18h. Das 14h às 18h, haverá Artes Visuais Território Quilombar – A Arte de Juntar Vidas, com Talita Barros.

O Espaço Griô, coordenado por Julio Rocha, recebe o psigólogo Marcus Vinícius (13h), apresentação com Maestro Marco Abreu e Danilo Chocolate (15h), seguido de Roda de Conversa com Griô Sr. Pedro Soledade e Griotes Mayra Kristina e Mestra Ediana.

O Espaço da Fé reunirá apresentação evangélica Guina Tindade – Vibe Movemente, com Rafael Gentil – Missão Decretada (14h), apresentação da Pastoral Afro (16h) e apresentação Matrizes Africanas (18h).

O Espaço Capoeira, coordenado por Mestre Marquinho, terá, às 14h, Coletivo Pira, ECRA – Mestre Tin tim e contramestre Lampião, QDA Mestre Paulo Meia Noite, Angola Palmares – Mestre Pavão, TOCA – Treinel Fábio. Às 16h haverá Associação de Capoeira Quilombo do Corumbataí Academia de Capoeira no Gueto Tem Dendê.

Haverá também o Espaço Afropira, coordenado por Elaine Teotonio, onde será apresentado todo o trabalho desenvolvido pelo Instituto e contará com a venda dos Kits (camisetas e copos).

GASTRONOMIA – O festival contará com área de exposição, que reúne cerca de 40 expositores. Haverá também espaço gastronômico, que contará com gastronomia afro-brasileira, entre outras.

SERVIÇO – Mais informações sobre o 11º Afropira podem ser conferidas no site oficial www.festivalafropira.com.br ou no Instagram: @afropira