Desde 2018

⭐ Piracicaba, 16 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Projeto Rede em Ação, da Prefeitura, atendeu pessoas em situação de vulnerabilidade no município

Consultório na Rua fez orientações sobre saúde mental e aplicação de vacinas

Iniciativa aconteceu nas praças José Bonifácio e do TCI e recebeu 60 pessoas

Por meio de uma mobilização conjunta de diversas secretarias, a Prefeitura de Piracicaba realizou o projeto Rede em Ação, idealizado pela pasta de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, com o objetivo de atender e acolher pessoas que vivem em situação de rua e vulnerabilidade social no município.

Em dois dias, o projeto atendeu 60 pessoas – as ações aconteceram na praça do Terminal Central de Integração (TCI) e na praça José Bonifácio.

Estiveram envolvidas as secretarias de Saúde; Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; e Trabalho, Emprego e Renda.

A iniciativa também contou com o apoio da Guarda Civil e da Defensoria Pública.

O Rede em Ação promoveu atividades como orientação sobre os Serviços Pop Rua (representantes do Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), Casa de Passagem); ações para retorno à cidade de origem; orientações sobre segunda via de documentos e programa Frente de Trabalho; Consultório na Rua, para aplicação de vacinas e orientação sobre saúde mental; e orientação sobre o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD).

Ao todo, foram 12 encaminhamentos para o mercado de trabalho, dois atendimentos via CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), oito agendamentos e 30 orientações para o Caps AD, cinco orientações da Casa de Passagem (dois migrantes e três munícipes), 16 encaminhamentos para o Cadastro Único, e cinco pessoas que receberam auxílio para retornar ao país ou estado de origem, entre outras ações.

A secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, afirmou que o projeto é de suma importância para reconhecer quem são as pessoas que hoje se encontram em situação de rua e oferecer atendimento digno.

“Durante essa ação conjunta, conseguimos identificar quem são essas pessoas, qual a realidade delas e até mesmo mapear quem são os migrantes e os imigrantes, que, muitas vezes, desejam retornar às suas cidades de origem, mas não conseguem. Então, nosso trabalho é atender, acolher e fazer todo o encaminhamento necessário para os projetos que cada um necessita. Dessa forma, buscamos fazer com que essas pessoas superem as situações de desproteção que os colocaram nesse processo das ruas”, explicou.

Em maio, o Rede em Ação estará também na Praça Takaki, no bairro Paulista, quando a Prefeitura, por meio das secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, farão a revitalização do espaço.

INTEGRAÇÃO – O planejamento e o desenvolvimento do Rede em Ação contou com apoio e disponibilidade das secretarias envolvidas, justamente para que esse projeto fosse aplicado como um trabalho integrado, reunindo forças e serviços de diferentes áreas.

Deise Gonçalves Medeiros, diretora da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, explicou que a iniciativa foi planejada após reuniões integradas.

“Planejamos e estruturamos toda a organização desta ação, focando na visibilidade para o atendimento da pessoa em situação. O principal intuito foi o de concentrar ações e, assim, facilitar o acesso dessas pessoas aos seus direitos e aos serviços municipais que são oferecidos em Piracicaba”, disse.

Para o titular da Saúde e vice-prefeito de Piracicaba, dr. Sérgio Pacheco, o atendimento integrado demonstra o compromisso da gestão em aproximar os serviços públicos da população, em especial os que se encontram em situação de vulnerabilidade.

“A saúde pública deve estar onde as pessoas estão. Por isso, integrar o Rede em Ação reforça nosso compromisso com o cuidado integral e reafirma nosso compromisso com a equidade no acesso aos serviços públicos. Por meio de nossas equipes, levamos orientação, prevenção e atendimento à população em situação de vulnerabilidade, com serviços que foram desde aplicação de vacinas e testes de HIV, sífilis e hepatite, até orientações sobre saúde mental. Portanto, essa atuação, de forma integrada, fortalece a rede de cuidados no município”, disse.

Toda a ação conjunta das secretarias teve o intuito principal de acolher essas pessoas e também de manter os espaços públicos acessíveis para todos.

Enquanto Secretaria de Obras, acreditamos que quando o Poder Público trabalha de maneira integrada, todas os âmbitos dos serviços oferecidos à população são beneficiados”, ressaltou Luciano Celêncio.

A Pasta atuou com a limpeza de áreas públicas e retirada de inservíveis nos dois pontos.

“Nosso papel foi o de mostrar caminhos para a autonomia e reinserção dessas pessoas. Mesmo em situações adversas, sempre há uma oportunidade a ser construída por meio da qualificação e do trabalho”, destacou José Luiz Ribeiro, titular da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

 

 

Publicidade