Desde 2018

⭐ Piracicaba, 15 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Programa Ver e Viver entregou 279 óculos para alunos da rede municipal de Piracicaba em 2024

Os alunos das escolas municipais Wilson Guidotti e Fábio de Souza Maria participaram da cerimônia

Realizado em parceria com a Fundação ArcelorMittal, a iniciativa integra ações voltadas à saúde ocular das crianças

A Secretaria de Educação de Piracicaba, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, realizou a entrega gratuita de 279 óculos de grau para alunos da Rede Municipal de Educação por meio do programa Ver e Viver em 2024.

A iniciativa integra ações voltadas à saúde ocular e tem como foco principal a detecção precoce de dificuldades visuais entre as crianças.

Durante a edição de 2024, mais de 4 mil triagens foram realizadas, resultando em aproximadamente mil encaminhamentos de alunos da rede para consultas oftalmológicas.

O resultado do programa foi apresentado em evento promovido pela Fundação ArcelorMittal na quarta-feira, 23/04, no Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho).

O Ver e Viver é desenvolvido desde 1999 nas escolas da rede municipal.

Os alunos que apresentam alguma dificuldade visual passar por testes oftalmológicos, confirmação diagnóstica, consultas com oftalmologistas, entrega de receita e retirada dos óculos nas óticas parceiras.

Os alunos diagnosticados com necessidade de correção visual recebem os óculos gratuitamente.

A coordenadora da Educação Básica, Ana Lucia Lorencetti Marra, representou a secretária Juliana Vicentin no evento, e quatro estudantes das escolas municipais Wilson Guidotti e Fábio de Souza Maria participaram da cerimônia, incluindo Manoela Letícia Costa, que agradeceu à Fundação ArcelorMittal:

“Se não fosse pelo programa Ver e Viver, eu não conseguiria enxergar tão bem.”

Além do Ver e Viver, a rede municipal de Piracicaba também se destacou por sua atuação na Liga STEAM — uma estratégia educacional que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Em 2024, aproximadamente 5,5 mil alunos, jovens e educadores participaram de projetos ligados à iniciativa.

No Prêmio Nacional Liga STEAM, o município mantém um histórico de destaque: foram 76 projetos inscritos por educadores da rede pública e mais de 2,2 mil alunos envolvidos no ano passado.

Em 2023, a EM Ada Buselli Neme venceu a categoria Educação Infantil e Anos Iniciais e inaugurou no ano passado uma brinquedoteca conquistada na premiação. Em 2022, a EM Antonia Benedita Eugênio foi a campeã nacional do Ensino Fundamental.

 

 

Publicidade