Projeto incentiva alimentação saudável e interação social para pessoas com deficiência em Piracicaba.
A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), realizou na última terça-feira (5) a oficina “ReCriando Sabores” no Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP), voltado ao atendimento de pessoas com deficiência (PCD).
O projeto, criado pelo Fussp, visa estimular a alimentação saudável e orientar sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de conscientizar sobre os benefícios de reduzir o consumo de ultraprocessados.
De acordo com Andréa Almeida, presidente do Fussp, o projeto busca mostrar que é possível adotar uma alimentação equilibrada sem grandes complicações:
Muitas vezes, as pessoas pensam que ter uma alimentação saudável exige um planejamento complexo ou ingredientes caros. O objetivo do ReCriando Sabores é justamente mostrar que é possível incluir ingredientes nutritivos no dia a dia de maneira prática e saborosa.
Momentos de Afeto e Interação
A atividade contou com a participação de 60 pessoas assistidas pelo CRP e incluiu apresentações e momentos de interação.
Foi uma tarde muito especial, onde pudemos compartilhar carinho e afeto. Saímos daqui com o coração preenchido, especialmente ao lado da equipe de voluntárias, relatou Andréa.
Além da oficina, o evento foi marcado por uma apresentação do coral do Grupo Com Vivência, composto por 20 idosos que cantaram e tocaram instrumentos, unindo diferentes gerações em um momento de celebração.
Para a diretora do CRP, Mirela Alcântara Leone, atividades como essa agregam valor à metodologia do centro:
Aqui, já oferecemos aulas de música e oficinas de culinária focadas em uma alimentação saudável. O projeto ReCriando Sabores proporciona novas dinâmicas de socialização e promove boas lembranças, reforçando o aprendizado de nossos alunos.
Voluntariado e Engajamento
Durante a ação, as seis voluntárias do ReCriando Sabores prepararam um cardápio especial com macarrão ao molho branco com brócolis, torradas com patê de cenoura e suco de melancia para cerca de 80 pessoas. A voluntária Adriana Bozzo destacou a satisfação de participar da iniciativa:
É gratificante poder contribuir com um momento de afeto e sabor para tantas pessoas, disse.
Depoimentos que Inspiram
Participantes de todas as idades se emocionaram com a experiência. Antônia Campos, de 68 anos, integrante do coral Com Vivência, celebrou a oportunidade de estar no encontro.
Foi uma tarde alegre, com todas essas pessoas reunidas se divertindo. Não vejo a hora de participar do próximo!
Já Leonardo, de 28 anos, aluno do CRP, elogiou os pratos servidos e compartilhou sua alegria em participar do evento:
Foi muito gostoso e legal dançar e cantar junto com todos.
Como Participar do ReCriando Sabores
Interessados em se voluntariar para o projeto podem se cadastrar na plataforma Pira Solidária, que conecta cidadãos a causas sociais promovidas pelo Fussp em Piracicaba.
A iniciativa é uma forma de incentivar o engajamento comunitário e proporcionar momentos de solidariedade e aprendizado para a população.