Desde 2018

⭐ Piracicaba, 27 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Papel, lápis e caipira. Uma história do XV de Piracicaba em charges e caricaturas por Luís Marangoni

Adolpho04

Está em fase de produção o primeiro livro do cartunista piracicabano Luís Marangoni, que vai reunir charges e caricaturas sobre histórias e personagens do nosso XV de Novembro de Piracicaba, que o autor pretende lançar ainda este ano em nossa cidade. Ele é o herdeiro gráfico de Edson Rontani, que foi o pioneiro na criação de um mascote caipira para o time de futebol da cidade. Foi a partir das leituras e inspirações da obra de Rontani que ele, com o dom adquirido pelo desenho, firmou-se no campo do humor gráfico, como se verá no seu curriculum abaixo.

Houve certamente também inspiração colhida pelas suas andanças no Salão de Humor de Piracicaba, cinquentão que lhe abriu portas e contatos para exposições e trocas de experiências com outros profissionais e integrantes da área, que se reúnem anualmente em nossa cidade.

Sua inspiração para apaixonar-se pelo XV foi o avô, Emilio Marangoni, um zagueiro baixinho, nas com impulsão impressionante, que vestiu a camisa do XV nos anos de 1930, tendo como parceiro de zaga o Monaco, que igualmente marcou época no time de Piracicaba. Era o avô quem o levava para ver os jogos do XV no antigo estádio “Roberto Gomes Pedrosa”, na confluência das ruas Regente e Governador.

Ele começou a rabiscar suas primeiras charges em 2000, quando lançou no Orkut seu blog “Cáxara de forfe” e começou publicar seus trabalhos na intranet da empresa Caterpilar, onde passu a atuar profissionalmente como inspetor na área de qualidades de transmissões. Profissionalmente naquela empresa, acabou visitando países como China e Estados Unidos, em busca de novos conhecimentos trazidos para a empresa aqui de Piracicaba.

Hoje ele coleciona perto de 1.000 charges e caricaturas com o personagem caipira que o inspira, com a camisa sempre zebrada do Nho Quim, guardados em pastas temáticas, com jogos nos vários campeonatos que o clube disputou como as séries A2, A1, Copa Paulista, entre outros. Dos trabalhos, o que mais viralizou nas redes sociais, inclusive com aparições em telejornais importantes do país, foi uma charge de 2019, tempos difíceis de pandemia. Naquela charge as letras X e V do time, apareciam separadas por um sofá de 1,5 metro.

Ele trabalha sempre com dos cenários sobre os resultados dos jogos nos quais o XV participa, o pré jogo, esquentando o público para presenciar as partidas e o pós jogo, onde comenta sobre os resultados, vitórias, derrotas e empates do clube da cidade. Às vezes fica até 22/23 horas rabiscando as ideias no computador num dos quartos de sua casa.

Para aperfeiçoar o novo capítulo na história do humor gráfico do XV, Marangoni acrescentou títulos e frases que reforçam o dialeto “caipiracicabano” dos piracicabanos, com todos os seus “R” sobressaindo, dando um tempero novo na sua arte, uma brincadeira que sempre dá certo. E de vez em quando, especialmente quando o time perde seus jogos, recebe também críticas dos torcedores mais apaixonados. “Num dos jogos, quando o XV perdeu de goleada para o Linense aqui em Piracicaba, publiquei a charque de um elefante, símbolo do Linense, amassando o nosso caipira, do qual aparecia só a mão sob a pata do elefante. Foi uma charge bastante contestada”, lembra o artista. “Estamos sempre juntos, na vitória ou na derrota, como está no hino do XV”. Houve outra ocasião também com grande repercussão, quando o XV ganhou do Nacional de São Paulo, também por 4 a 1, num jogo realizado no dia em que o XV completava mais um aniversário de fundação. “Foi um duplo chocolate, pela goleada e pela festa do aniversário”, lembrou ele.

Mas, sem dúvida, a mais marcante e contestada, foi a de um pênalti perdido pelo goleiro Marcão, que ao chutar a bola quase a mandou para fora do estádio Barão de Serra Negra. Marangoni brincou a situação dizendo que a bola tinha ido parar na Lua. Ao que o goleiro reagiu nas redes sociais…, mas depois se desculpou e entendeu o “espírito da coisa”. Mas que errou feio o chute, errou.

Ele é um cartunista exclusivo do clube há anos e um dos raros em que um clube tem um profissional para animar sua história, seus jogos e ser mais um elemento de comunicação e marketing em favor do clube. Apesar de já ter sido convidado para fazer trabalhos similares para outros clubes de futebol, Marangoni mantém-se fiel e exclusivo com o XV. E avalia que “exclusivo de um clube acho que só eu existo. Não conheço outro clube que tenha cartunistas fazendo o que eu faço”. Embora aponte o carioca Alberto Mario, que faz charges sobre os times cariocas para o portal G1.

No livro sobre as origens do personagem sobre o Nho Quim, o autor, Edson Rontani Junior, filho do cartunista, reconhece que “houve outros colaboradores da construção do personagem: Thomas Mazzoni, Nino Borges, Miécio Café, Archimedes Dutra, o fotógrafo Cícero Correa, que se travestia do caipira-símbolo, e até Ângelo Agostini, cartunista ítalo-brasileiro e criador da primeira história em quadrinhos publicada no Brasil, cujo personagem protagonista era justamente o “Nhô Quim”, em 1869. Nenhum deles, no entanto, foi tão determinante quanto Edson Rontani. Ninguém desenhou tanto tempo o mascote. E foi Rontani quem lhe deu o devido “sotaque caipira”.

XV de Piracicaba é tema de mostra paralela do Salão de Humor

Time do coração dos piracicabanos, o E. C. XV de Novembro de Piracicaba é o tema da exposição intitulada Marangoni é XV, de Luís Henrique Marangoni, que poderá ser vista gratuitamente, no Casarão do Turismo, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. A mostra é uma paralela que ainda está à disposição os piracicabanos e visitantes desde o  49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, evento realizado pelo Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).A exposição “Marangoni é XV” é composta por 50 obras produzidas desde 2011 pelo chargista oficial do time de futebol XV de Piracicaba. São charges de jogos, caricaturas de jogadores e outras figuras ligadas ao clube e também de trabalhos alusivos ao cotidiano e ao período da pandemia da Covid-19 relacionados ao XV.

“Selecionei obras que retrataram situações engraçadas, marcantes e de grande repercussão. Tem charges de pré e pós jogos de vitórias, derrotas e momentos épicos e também caricaturas de elencos que fizeram história no XV”, explicou o artista, que é piracicabano nato e declara ter o “coração zebrado”. Time de 2020 faz parte da mostra paralela. Na mostra é possível ver, por exemplo, charge da vitória do XV nas quartas de final contra a Portuguesa no Paulista A2 em 2020 e também charge da derrota do alvinegro contra o Juventus no Paulista A2 em 2022. Alguns jogadores que participaram de mais de 100 jogos no clube, como André Cunha, Mateus Pasinato, Clayton e Marlon, estão retratados em caricaturas. “Tem, inclusive, uma caricatura em homenagem ao Oswaldo Alvarez, treinador conhecido como Vadão, que já faleceu. Ele foi o treinador do time que conquistou o campeonato brasileiro da série C em 1995”, falou.

Sobre Marangoni

Luís H. Marangoni, piracicabano, quinzista apaixonado, chargista, caricaturista e cartunista. Chargista oficial do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba desde 2013. Foi chargista do Jornal “A Tribuna de Piracicaba”, durante 6 anos. Participou de diversos salões de humor pelo Brasil e exterior, como França, Portugal, Irã, Bulgária entre outros. Foi 3º colocado na categoria Charge da 4º Expo Humor de Campinas em 2006. Teve trabalho selecionado para o 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2014, na categoria Caricatura.

O que mais impressiona é a facilidade em retratar não só as feições das pessoas em um pedaço de papel, na ponta de seu lápis sempre bem apontado. Luís Marangoni, mago dos cartuns, charges e caricaturas, consegue trazer a personalidade de cada um de uma maneira divertida e, artisticamente falando, “perfeita”.

Esse piracicabano de 37 anos, casado com a senhora Iara e pai do esperto Rafael de 10 anos, que a cada nova ação ou movimento ganha uma ilustração do pai artista, desde garoto é apaixonado pelo E.C. XV de Novembro de Piracicaba. Buscou e conseguiu realizar um de seus desejos, que era se tornar o chargista oficial do clube e poder ter seus trabalhos expostos para toda a cidade, com suas perfeitas caricaturas dos atletas e pessoas ligadas ao clube, em formato de homenagens, suas famosas e polêmicas charges e cartuns para todas as comunicações de jogos, eventos e ações do clube.

Em 2015, ganhou notoriedade no meio esportivo estadual e até nacional, quando, às vésperas de um jogo entre o Nhô-Quim e o Palmeiras da capital, presenteou a todos com a charge “café com bacon”, em alusão à partida que seria realizada num domingo pela manhã. Os torcedores alviverdes tomaram o desenho como uma afronta e os piracicabanos como a melhor charge de todos os tempos. Ponto positivo para o artista!

A cada dia, seus traços perfeitos ganham mais adeptos, pois suas caricaturas já estão presentes em festas de casamento, bodas, aniversários e até encomendas particulares. Mas, para esse talento todo, ainda é pouco, Luís Marangoni busca ser reconhecido somente pelo seu trabalho e criação, viver somente de seu talento e conseguir o status de artista de renome internacional.

Acredito que este processo está bem próximo de se tornar realidade, pois com o talento que Deus lhe deu de presente e, principalmente, pela personalidade e caráter em tratar a todos com o mesmo interesse e atenção, logo já será umas das referências em seu segmento. Pois o XV de Piracicaba, nós torcedores e os profissionais que já tiveram o prazer em poder dividir seus trabalhos, sabem o quanto acrescenta e faz a diferença tê-lo como parceiro.

Luís Marangoni já teve, também, seus trabalhos abertos ao público em geral em exposições nacionais e internacionais, em salões de humor e aqui em Piracicaba no Shopping Piracicaba e, semanalmente, os leitores do mais tradicional jornal da cidade, “A Tribuna Piracicabana”, são presenteados com suas charges fantásticas na página de esporte “Passe de Letra”, que traz as notícias do alvinegro Piracicabano e do esporte em geral, de uma forma bem generalizada.

SERVIÇO

Entrevista com Luís Marangoni no Portal Nova 15, Café co Dorfo

https://www.instagram.com/marangoni_chargista/reel/DIlhjUaOo94/

Publicidade