Por Bruno Prado *
O consumidor já sabe: a Black Friday é uma das melhores oportunidades de encontrar bons descontos e fazer suas compras no comércio eletrônico nacional. Entretanto, a data celebrada na última sexta-feira de novembro também se tornou uma época propícia para o aumento de golpes e ataques cibernéticos aos consumidores e e-commerces. Mesmo com o avanço dos negócios online, ainda hoje os clientes não desenvolveram uma cultura de cibersegurança, adotando medidas de prevenção, e as próprias empresas ainda apresentam fragilidade em sua infraestrutura – o que facilita a ação de criminosos. Para não ser mais uma vítima e conseguir aproveitar o que a Black Friday tem de melhor, confira algumas dicas para se proteger:
1 – Tenha cuidados antes mesmo de entrar em algum site
A proteção começa antes mesmo da pessoa acessar um site. Hoje, a principal dica é não utilizar redes públicas de wi-fi para fazer suas compras. Todas as informações trafegadas neste ambiente estão sujeitas a interceptação e, consequentemente, a possíveis fraudes. Além disso, não utilize computador ou celular de terceiros. Se os equipamentos não estão sob sua responsabilidade ou não há certeza da procedência da conexão, nunca insira números de cartão de crédito, senhas, e-mails e dados pessoais.
2 – Desconfie de informações nos sites e campanhas de marketing
A Black Friday é um período conhecido pelo envio maciço de promoções por e-mail ou aplicativos de mensagens. Logo, é essencial ter uma postura crítica e desconfiar de grandes descontos ou preços baixos. Jamais clique nestas ofertas enviadas por e-mail marketing, WhatsApp ou SMS para não correr risco de ser direcionado a sites falsos que capturam seus dados bancários. Para isso, é essencial visualizar se a promoção consta no site oficial do e-commerce, digitando sempre o endereço no site do navegador ao invés de clicar em link salvos no e-mail, buscadores ou no menu de favoritos no computador.
3 – Compre apenas de lojas virtuais conhecidas
Pode até ser tentador comprar um produto em um site que oferece um grande desconto, mas o fato é que a Black Friday e demais eventos importantes do e-commerce não são períodos indicados para fazer transações com marcas que você não conhece. Na dúvida, compre apenas em lojas virtuais já conhecidas e com boa reputação. O Procon, por exemplo, possui uma lista de sites que devem ser evitados para auxiliar os consumidores.
4 – Mantenha a proteção de seus equipamentos em dia
Além da postura de desconfiança, o usuário também precisa fazer a sua parte e garantir a proteção em seus equipamentos para efetuar movimentações financeiras. Não adianta, por exemplo, evitar redes públicas se o próprio computador ou smartphone não tiver um antivírus. Dessa forma, antes de realizar seu pedido no e-commerce, mantenha o antivírus, aplicativos, softwares e o sistema operacional sempre atualizados para garantir a segurança online em sua navegação.
5 – Identifique as características de ataques cibernéticos
Uma data como a Black Friday tende a aumentar as tentativas de phising e suas variações, o principal golpe de criminosos virtuais. O phising, por exemplo, é realizado por meio de e-mails falsos ou o redirecionamento a sites fraudados. Normalmente, os golpes acontecem por mensagens bem elaboradas com o nome de organizações legítimas, bancos e órgãos governamentais, induzindo o usuário a atualizar, validar ou confirmar dados – e que levam ao roubo de senhas, cartões de crédito e contas bancárias. O smishing, por sua vez, são links enviados por SMS com “promoções”, levando o consumidor a fornecer suas informações. Lá, os criminosos selecionam uma vítima específica e coletam meticulosamente informações para tornar a “isca” mais atrativa.
* Bruno Prado é CEO e Presidente da UPX.
Sobre a UPX:
UPX, empresa de tecnologia focada em segurança cibernética com expertise no desenvolvimento de tecnologias próprias e disruptivas para monitoramento, identificação, tratamento e prevenção de incidentes e mitigação de ataques DDoS. Fundada em 2002, é pioneira em mitigação de ataques em nuvem no Brasil e conta com uma rede de servidores e conectividade global em constante expansão. Nossos escritórios estão situados no Brasil em Campinas/SP e Brasília/DF já nos Estados Unidos em Miami/FL.