Espetáculo mobiliza elenco e bastidores em uma das maiores produções teatrais do interior paulista
O Parque Engenho Central recebe, entre os dias 16 e 20/04, a 35ª edição da Paixão de Cristo de Piracicaba, um dos maiores e mais tradicionais espetáculos teatrais do interior paulista.
Com sessões diárias às 20h e uma apresentação extra na Sexta-feira Santa, 18/04, às 17h, a montagem deste ano traz inovações cênicas, acessibilidade ampliada e a estreia de uma cena inédita inspirada em um trecho dos discípulos de Emaús.
A realização é da Associação Cultural e Teatral Guarantã, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, e do Governo Federal, via Ministério da Cultura.
O espetáculo tem patrocínio da Caterpillar Brasil e da Drogal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Neste ano, 203 atores e atrizes compõem o elenco, apoiados por uma equipe técnica de 162 profissionais.
As sessões são realizadas em uma arena montada no Engenho Central, com arquibancadas que comportam até 2.300 espectadores por noite.
A direção, novamente a cargo de Raul Rozados e Carla Sapuppo, propõe um cenário mais imersivo, com as arquibancadas em semicírculo, evocando uma arena romana.
A cena inédita dos discípulos de Emaús, descrita no livro de Lucas, é uma das grandes apostas desta edição.
“É um momento sensível da narrativa, que toca profundamente o público. Nosso objetivo é renovar sem romper com a essência da história”, afirma o diretor Raul Rozados.
Outras novidades incluem alterações na cenografia, como a inversão de posição dos palcos do Sinédrio e do Palácio de Herodes, e a construção de uma grande escadaria no Palácio de Pilatos, que valoriza as cenas no local.
Para o secretário municipal da Cultura, Carlos Beltrame, a Paixão de Cristo consolida Piracicaba como referência cultural e artística.
“A cada edição, esse espetáculo reafirma o potencial da nossa cidade em unir tradição, criatividade e participação popular.É uma manifestação que atravessa gerações e conecta fé, arte e pertencimento. O Engenho Central, ao receber essa grandiosa montagem, se fortalece como um espaço vivo da cultura piracicabana. Além disso, estamos falando de um evento que movimenta a economia criativa, envolvendo centenas de profissionais da cidade”, afirmou.
O espetáculo é totalmente acessível, com tradução em Libras, audiodescrição e estrutura adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.
O Engenho Central conta com rampas, banheiros acessíveis e sinalização adequada.
Os ingressos estão à venda pela plataforma digital e também nas bilheterias do Engenho, nos dias de apresentação.
SERVIÇO – 35ª Paixão de Cristo de Piracicaba. Local: Parque Engenho Central, av. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende.
Datas: De 16 a 20 de abril | Sessões: Diariamente às 20h; sessão extra na Sexta-feira Santa (18), às 17h.
Ingressos: Antecipadamente pelo site www.santocartao.com.br/paixao-de-cristo ou nas bilheterias do Engenho Central a partir das 18h (e às 15h na sexta-feira, 18/04).
Estacionamento: R$ 20 (carros) | R$ 10 (motos).
Acesso pelo bolsão das avenidas Beira Rio (entrada Ponte Pênsil) e Maurice Allain (entrada Mirante).
Informações: (19) 97106-6532 | www.guaranta.org.br