Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Escola pública de Piracicaba recebe projetos Laboratório de Leitura e CTC na Escola

236f55e5-9e34-47d5-893e-4698e24a1368

Com previsão de beneficiar mais duas escolas na cidade em 2025, os projetos oferecem espaço de leitura, melhorias estruturais e atividades de voluntariado

São Paulo, abril de 2025 – Estudantes da Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida, em Piracicaba, terão suas rotinas de aprendizado transformadas a partir do dia 9 de abril (quarta-feira), com a chegada de um novo espaço que integra literatura, ciência e arte.

As ações são fruto dos projetos Laboratório de Leitura e CTC na Escola, pelos quais a escola vai ganhar sala de leitura completa, laboratório de ciências, doação de computadores, materiais esportivos, ações de voluntariado e melhorias de infraestrutura.

As ações do Laboratório de Leitura são uma realização da CEC Brasil com patrocínio do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Já o CTC na Escola tem realização do Instituto Cuidare.

Com a previsão de beneficiar mais duas escolas de Piracicaba em 2025, os projetos buscam proporcionar uma experiência única de aprendizado, estimulando a criatividade, a imaginação, o hábito da leitura e o pensamento crítico.

Por meio do Laboratório de Leitura, a escola estadual passa a contar com uma nova biblioteca com acervo de 1.200 novos livros, que inclui clássicos da literatura infantojuvenil, obras contemporâneas, livros didáticos e paradidáticos das ciências humanas e biológicas, kindles, tablets, 45 jogos e brinquedos educativos em um espaço lúdico, acolhedor e confortável para tornar a experiência da leitura prazerosa e o ambiente mais inspirador para novas descobertas.

O projeto CTC na Escola, por sua vez, irá enriquecer a experiência da comunidade escolar com doações de tenda para o pátio da escola, materiais esportivos, materiais para o laboratório de ciências, máquina de lavar, armário para cozinha da sala dos professores, melhorias nos banheiros e instalação de bancada de mármore na sala de leitura.

A chegada dos projetos vai beneficiar 190 estudantes com idades entre 11 e 18 anos matriculados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além de 12 professores e gestores que passarão por capacitações.

Inauguração – No dia 9 de abril, das 8h às 12h, cerca de 90 voluntários da CTC irão envolver os estudantes em diferentes atividades e oficinas para comemorar a inauguração dos novos espaços.

Haverá pintura de muro da quadra durante oficina de grafite ministrada pelo grafiteiro Subtu; oficinas de ciência e tecnologia, com técnicas de compostagem, robótica e extração de DNA de morangos, e montagem da sala de leitura.

A diretora da Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida, Bruna Arcanjo, conta que é grande a expectativa com a chegada dos projetos.

“Estamos ansiosos em contar com a possibilidade de um ambiente adequado para uma habilidade muito importante como a leitura. É extremamente animador e acredito que esse ambiente trará benefícios imediatos e futuros, impactando a aprendizagem e a valorização do ambiente escolar”, comemora a gestora.

Meninas na ciência – O incentivo à participação das meninas na ciência é um ponto de atenção do projeto Laboratório de Leitura. Ainda que seja voltado para toda a comunidade escolar, a ideia é que suas ações estimulem a igualdade de gênero nessa área.

Vale lembrar que, apesar do Brasil ser um dos países com maior presença feminina na ciência, dados da ONU e do relatório Em direção à equidade de gênero na pesquisa no Brasil mostram que as mulheres cientistas ainda enfrentam desafios como carreiras mais curtas, salários mais baixos e sub-representação em revistas científicas em todo mundo.

“Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto, que incentiva crianças e jovens a se aproximarem dos livros de forma lúdica e criativa. As estatísticas mostram que os meninos ainda são maioria na ciência e tecnologia, enquanto as meninas estão sub-representadas. Queremos reduzir essa distância, estimulando a curiosidade das novas gerações e ajudando a construir um futuro mais igualitário”, comenta Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil.

Laboratório de Leitura – Em sua primeira edição, o projeto estreia em três escolas de Piracicaba em 2025, reconhecendo o potencial da escola como espaço de produção artística e cultural e de educação ambiental e científica.

Para isso, busca criar espaços lúdicos e agradáveis de educação e socialização em escolas públicas, que incluem laboratório de ciências, sala de leitura e acesso a um acervo variado de livros como estímulo ao conhecimento e à pesquisa.

CTC na Escola – O CTC na Escola é uma iniciativa inovadora que promove melhorias físicas e pedagógicas em escolas, gerando transformações sociais significativas, como a redução da evasão escolar, o fortalecimento da formação de docentes e equipes de apoio, e o incentivo à cultura do voluntariado.

O programa é estruturado em cinco pilares fundamentais: Segurança Alimentar, que assegura uma alimentação saudável e nutritiva; Acessibilidade e Bem-estar, criando ambientes inclusivos e acolhedores; Ciência e Tecnologia, integrando tecnologias inovadoras para aprimorar a aprendizagem; Meio Ambiente, com práticas sustentáveis e conscientização ambiental; e Formação de Leitores, que oferece espaços e atividades para desenvolver habilidades de leitura e escrita em todos os níveis.

A iniciativa reflete o compromisso do CTC com a educação, que é o foco principal de sua atuação comunitária, abrangendo desde o ensino fundamental até a universidade.

Sobre a CEC Brasil – A CEC Brasil atua na área de produção cultural, com foco no impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a empresa tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul.

Sua atuação está direcionada a projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da área da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco na leitura e formação de novos leitores no Brasil e na América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/

Sobre o CTC – O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar.

É o maior banco de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 5 mil variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento e engenharia genética.

O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.

Criado em 1969, o CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e a cogeração através do processamento da palha da cana (bioeletricidade).

SERVIÇO
Inauguração do projeto Laboratório de Leitura – Piracicaba (SP)
Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida
Endereço: Rua Alberto Coury, 602 – Tanquinho – Piracicaba – SP – CEP 13433018
Data: 09/04 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Informações para a imprensa I Rede Educare
Viva Comunicação Interativa
Cilene Brito I atendimento@interativaviva.com.br 71 99204-7518
Tatiane Freitas I tatiane@interativaviva.com.br 71 99211-5722

Publicidade