Plenária contou com uma representativa participação, com bancários de 8 bancos de 9 cidades da base presentes
O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan) deu início ao processo eleitoral para a gestão 2025-2029, com o objetivo de assegurar que todos os bancários tenham acesso e participação ativa no pleito. Embora o mandato da atual diretoria tenha previsão de término em 17 de julho de 2025 e as eleições possam ocorrer até 17 de junho de 2025, a diretoria do SindBan decidiu antecipar as discussões para garantir um processo eleitoral transparente e democrático.
Em reunião plenária realizada na última quarta-feira (02), o SindBan definiu as diretrizes do pleito, contando com a participação do presidente, José Antonio Fernandes Paiva, da vice-presidente Angela Savian, além de diretores e bancários associados. Durante o encontro, foi aprovado o cronograma eleitoral, que estabelece datas importantes para a realização das eleições.
O processo eleitoral terá início no dia 7 de abril, com a divulgação oficial das eleições. No dia 17 de abril, será publicado o edital eleitoral, dando início ao período de inscrição das chapas, que ocorrerá entre os dias 22 e 28 de abril. Por fim, a votação para eleição da nova diretoria será realizada no dia 22 de maio.
Para concorrer a um cargo na diretoria do SindBan, é necessário ser bancário há mais de um ano, ter no mínimo seis meses de sindicalização e estar com as contribuições sindicais regularizadas.
As chapas devem ser compostas por 25 integrantes efetivos para a diretoria, além de 3 cargos destinados ao Conselho Fiscal e 2 cargos para o Conselho de representantes da entidade superior. Também é necessária a presença de suplentes correspondentes a um terço da diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes da Federação dos Bancários do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS).
O presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, Paiva ressaltou a importância de um pleito democrático e participativo:
“Nosso objetivo é conduzir um processo eleitoral amplo, onde todos os bancários possam exercer seu direito ao voto de maneira livre e consciente, incluindo os ativos e os aposentados, pois queremos que todos tenham direito à voz e voto”, esclarece o líder.
A vice-presidente Angela Savian também destacou a relevância do engajamento da categoria:
“O Sindicato é a voz dos bancários, e a eleição é uma oportunidade para fortalecer nossos direitos e conquistas”, comenta Savian.
A partir de agora, o SindBan intensifica a divulgação do processo eleitoral, garantindo que todos os bancários estejam informados e possam participar ativamente da escolha da próxima gestão.
Fotos: Divulgação