Em Piracicaba, Saúde espera imunizar 159 mil pessoas que estão nos grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde e OMS
A Estratégia Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) começa na próxima segunda-feira, 07/04, em todo o Brasil.
Antes conhecida como campanha, a ação é voltada inicialmente a grupos prioritários, como crianças (de 6 meses a menores de 6 anos de idade), idosos, profissionais da saúde, gestantes e pessoas com comorbidades, estimando cerca de 159 mil pessoas aptas a receber o imunizante em Piracicaba.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, seguindo recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).
A vacina estará disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF), das 8h às 15h, exceto UBS Paulista, sem a necessidade de agendamento.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que haverá ações especiais para imunizar a população acima de 60 anos que estão em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) da cidade a partir da próxima semana.
O Dia D de vacinação contra a gripe está previsto para o dia 10/05.
É importante destacar que o Ministério das Saúde não definiu uma data para término da vacinação, uma vez que a intenção é ampliar a vacinação à população em geral em situações de alcance das metas previstas.
Dr. Sérgio Pacheco, vice-prefeito e secretário de Saúde, enfatiza a importância da imunização contra a gripe.
“A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”.
A preocupação da Secretaria da Saúde com a adesão dos grupos prioritários à nova Estratégia deve-se aos resultados abaixo do esperado alcançados nos últimos anos no município.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, por meio do departamento de Imunização, em 2024, dos públicos-alvo, as crianças atingiram 64,49% de adesão, os idosos 44,34%, gestantes 40,08% e Trabalhadores da Saúde 34,34%. Em 2023, as gestantes registraram 53,72% de comparecimento, pessoas com mais de 60 anos de idade 52,66%, os trabalhadores da saúde 47,9% e as crianças 37,61%.
Cibele Melo dos Reis, responsável pelo departamento de Imunização de Piracicaba, explicou a importância da vacinação para as mulheres grávidas.
“A vacinação contra o vírus influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e para o bebê, além de proteger a mãe, a vacinação durante a gestação reduz o impacto da doença em bebês e o risco de hospitalização que é extremamente elevado nos primeiros meses de vida”.
NÚMEROS – Ainda, segundo a VE Municipal, em todo o ano de 2024 foram registrados 627 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Piracicaba. Neste ano, entre janeiro e março, foram 111 casos; no mesmo período de 2024, foram 154 registros.