Evento marcou o fim das ações do Mês da Água com reflexões sobre vegetação, água e mudanças climáticas
Com realização da Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o Horto de Tupi de Piracicaba sediou no sábado, 29/03, a terceira edição da Trilha das Águas.
O evento contou com 38 participantes e marcou a conclusão das ações em comemoração ao Mês da Água.
As atividades trabalhadas com os participantes foram elaboradas buscando promover a sensibilização acerca da importância da conservação de áreas naturais, com foco na relação entre a água e a vegetação local.
Durante o percurso de aproximadamente 800 metros, todos tiveram a oportunidade de conhecer a fauna e flora da região, além de aprender mais sobre o impacto das florestas e das águas no equilíbrio ambiental.
“A Trilha das Águas permitiu que os participantes vivenciassem a experiência de aprender sobre o espaço onde vivem, em contato com a natureza, além de abordar a importância de áreas como o Horto para o enfrentamento das mudanças climáticas e sua relação com as águas das bacias hidrográficas da região”, destacou Isabela Marques, educadora socioambiental do NEA.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, complementou.
“Além da trilha, também realizamos a dinâmica Bacia em Mim, de modo que os participantes puderam compreender o tema no contexto da bacia hidrográfica do rio Piracicaba e a relação de suas ações com a conservação do nosso querido rio”.
O evento também integrou o calendário do programa Vem Pro Horto, que tem o objetivo de aproximar a comunidade do Horto e tornar o local um espaço ainda mais voltado à educação sustentável.
Além da Prefeitura, são realizadores do evento o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq-USP), do Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura/Esalq-USP) e do Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa (GEDePE/Esalq-USP). Contou, ainda, com o apoio da Guarda Civil.
O próximo evento do Vem pro Horto será a Trilha da Saúde no dia 23/04, às 9h. A ação é gratuita e aberta ao público.