A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) está instalando 15 novas câmeras de videomonitoramento em diversos pontos da cidade. A previsão é que no final desse mês todas já estejam funcionando, com as imagens transmitidas em tempo real na Central Integrada de Monitoramento (CIM), que está sendo ajustada e funcionará no 2º andar do Centro Cívico. Os equipamentos estão sendo instalados em postes de 15 metros de altura.
Os locais que receberão as novas câmeras são as vias com maior movimento, como:
- Av. Limeira x Av. Mons Martinho Salgot
- Av. Primeiro de Agosto (próximo ao Viaduto João Carmignani)
- Av. Centenário, próximo à rua Liberato de Macedo
- Av. Luciano Guidotti x Av. Antonio Fazanaro
- Av. Armando de Salles Oliveira x Av. Torquato da Silva Leitão
- Rotatória da Av. Piracicamirim x Av. Alberto V. Sachs
- Av. Independência x Rua Treze de Maio
- Viaduto da Av. 31 de Março x Av. Luciano Guidotti
- Av. Dr Paulo de Moraes x Rua da Glória
- Av. Dona Francisca x Rua Jerônimo Gallo
- Sobre o Prédio do Centro Cívico
- Av. Corcovado x Av. Euclides Figueiredo
- Av. Independência x Rua XV de Novembro
- Av. Armando de Salles Oliveira x Rua Regente Feijó
- Av. 31 de Março x Av. Independência.

As imagens das novas câmeras serão transmitidas em tempo real para a Central Integrada de Monitoramento, onde poderão ser vistas 24 horas pelos agentes de trânsito que fazem a operação da Central Semafórica e também por todos os órgãos que trabalham diretamente com segurança, juntando-se às câmeras operadas pela Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico). Os agentes de trânsito que operam a central semafórica poderão alterar os tempos dos semáforos quando houver necessidade e também avisar a GCM, Polícia Militar e agentes de trânsito quando houver algum acidente.
O secretário da Semuttran, Jorge Akira, explicou que essa tecnologia tem como finalidade a segurança e a organização do trânsito urbano, além da garantia da segurança dos munícipes e usuários do trânsito – com a redução dos congestionamentos, geração de informações on-line e estatísticas. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar poderão partilhar as imagens obtidas.
Segundo o secretário, já está em funcionamento um Painel de Mensagem Variável (PMV), que é utilizado para informar se há algum desvio ou operação, onde o motorista necessite ser avisado com antecedência, além de uma unidade móvel de monitoramento, com câmera localizada num extensor do veículo, e operador para auxiliar no monitoramento de grandes eventos.