Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de fevereiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Prefeitura forma mais 14 médicos residentes

Representantes do Coreme e médicos residentes posam para foto após formatura realizada em 2024

Diplomação dos especialistas que integram o Programa de Residência Médica de Piracicaba acontece na quarta-feira, 26/02, no Teatro do Engenho

No próximo dia 26/02, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde e Coreme (Comissão de Residência Médica), realiza a formatura e diplomação de 14 novos médicos da nona turma do Programa de Residência Médica.

A solenidade está prevista para acontecer a partir das 18h30, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central.

Conforme explica o coordenador da Coreme, o médico Ciro Eduardo Falconi, a formatura contempla profissionais nas áreas de cardiologia, cirurgia ceral, clínica médica, medicina da família e comunidade, ortopedia e traumatologia, pediatria e urologia, que atuaram como residentes no Hospital dos Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unidades de Saúde da Rede Pública.

“O programa está completando 10 anos de uma experiência de sucesso para o município onde se formaram 119 especialistas neste período, somando os 14 que ainda serão diplomados. A presença de residentes e alunos constituiu um estímulo à melhoria do corpo clínico e esse modelo ainda é tido como o melhor na formação do médico após sua graduação.

Nos últimos anos, muitos destes médicos foram absorvidos na rede municipal de saúde de Piracicaba e, com certeza, isso assegurou um atendimento mais qualificado à nossa população”, explicou.

Os formandos fizeram a residência médica em unidades de USF, UBS, Centro de Especialidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (Cpan), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT) e outros, além do Hospital dos Fornecedores de Cana e da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba.

Para o secretário de Saúde e vice-prefeito, Dr. Sergio Pacheco, o programa é muito importante para cidade.

“Como médico, sei da importância das especializações, principalmente quando elas acontecem em Piracicaba, pois estes futuros médicos especialistas já vivenciaram o ambiente do sistema público. Nossa expectativa é que muitos deles permaneçam na cidade, dentro da nossa rede, melhorando a qualidade do serviço prestado à população. Nós incentivamos esse programa e acreditamos na certificação de mais especialidades futuramente”, enfatizou.

FORMAÇÃO – Os programas de residência de Piracicaba são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) que, com a SMS, chancela a certificação dos médicos residentes, que ao final de seus programas, pode registrar a especialidade em que fez residência no Conselho Regional de Medicina (CRM), obtendo o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), garantindo a possibilidade de exercer sua atividade como médico especialista.

 

Publicidade