Evento gratuito acontece no domingo, 09/02, às 8h, e conta com 50 vagas disponíveis
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove no próximo domingo, 09/02, às 8h, a primeira edição de 2025 do Passeio Histórico no Engenho Central.
A atividade é gratuita e as inscrições já estão abertas pelo site https://doity.com.br/passeio-historico-parque-do-engenho-central-de-piracicaba, com 50 vagas disponíveis.
O passeio será conduzido pelo assessor da Secretaria da Cultura, Pedro Maurano, e pelo historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maurício Beraldo, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo.
O percurso, que começa no portal do Engenho Central, inclui visitas a diversos espaços do complexo, onde os participantes conhecerão detalhes sobre o funcionamento dos antigos armazéns na época da Société de Sucreries Brésiliennes.
O historiador Maurício Beraldo destaca a importância do passeio para a valorização do patrimônio e o resgate da história real do Engenho.
“O passeio é fundamental para que a população conheça a história e o funcionamento de um dos nossos maiores patrimônios.
Muitos piracicabanos frequentam o Engenho para eventos, mas poucos sabem como era a produção de açúcar e álcool.
Essa experiência permite que vejam o espaço com novos olhos, valorizando sua importância histórica.”
Já o assessor da Secretaria da Cultura, Pedro Maurano, destaca o impacto do passeio na percepção do público.
“É gratificante ver como as pessoas passam a enxergar o Engenho de forma diferente após a visita.Muitas narrativas mistificam o passado, mas é essencial trazer a história com precisão. Por exemplo, não havia escravidão no Engenho, embora muitos ainda acreditem que sim. O passeio esclarece essas questões, ajudando a valorizar o espaço como patrimônio e reforçando a importância de sua preservação”, explica.
O passeio também destaca a importância do Engenho Central na economia local e trará um resgate histórico por meio de fotos antigas, mostrando sua trajetória desde o Brasil Imperial até sua desativação no século XX.
SOBRE O ENGENHO – Fundado em janeiro de 1881 pelo Barão de Rezende, o Engenho Central foi um marco na modernização da indústria açucareira. Funcionou até 1974 e, em 1989, foi tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). Desde 1992, abriga a sede da Secretaria da Cultura e recebe eventos culturais, sendo um dos principais cartões-postais da cidade. No espaço, destacam-se o Teatro Erotides de Campos e a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.
SERVIÇO – Passeio Histórico no Engenho Central. Domingo, 09/02, às 8h.
Participação gratuita.
Vagas limitadas pelo site https://doity.com.br/passeio-historico-parque-do-engenho-central-de-piracicaba
Informações: 3403-2600.