Com 4,60 metros de profundidade e vazão superior a 410 mil litros por segundo, o rio se aproxima do limite de transbordamento, preocupando moradores de áreas de risco
O Rio Piracicaba entrou em estado de emergência nesta segunda-feira (data atual), após atingir 4,60 metros de profundidade, aproximando-se do limite de transbordamento, que é de 4,70 metros, segundo a Defesa Civil de Piracicaba.
O cenário é resultado das intensas chuvas registradas no final de semana e na segunda-feira em cidades da bacia do rio.
De acordo com o Serviço de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo (Saisp), a vazão do rio chegou a 410 mil litros de água por segundo, índice muito superior à média histórica para o mês, que é de 176,04 m³/s.
A Defesa Civil permanece em estado de prontidão para agir em caso de inundações, com atenção redobrada às áreas de risco.
Risco de inundações e medidas preventivas
Os níveis do rio podem variar ao longo do dia, dependendo do volume de chuvas na região.
A Defesa Civil orienta que moradores de áreas vulneráveis estejam atentos e, em caso de necessidade, serão encaminhados a abrigos seguros, como ginásios de esporte.
Além do risco de transbordamento, o aumento do nível do rio provoca outros problemas recorrentes, como o extravasamento de esgoto em bueiros na Avenida Beira-Rio, na região do Largo dos Pescadores, onde uma água fétida foi registrada escorrendo pelo asfalto.
A Defesa Civil reforça a importância de a população evitar áreas alagadas, não tentar atravessar ruas inundadas e acionar o órgão em casos de emergência pelo telefone 199.