Cheia do rio Piracicaba causou acúmulo de detritos na estrutura que leva água à cachoeira, um dos principais cartões-postais do município
A Prefeitura executou hoje, 03/01, limpeza das comportas no rio Piracicaba que desviam água para o Canal do Mirante e para a cachoeira, que deságua no rio antes da passarela Pênsil e é um dos principais cartões-postais do município. O canal estava com fluxo de água comprometido após acúmulo de detritos, como madeira, lixo e lama, trazidos pela enchente. As comportas ficam em ponto próximo ao Shopping Piracicaba.
O trabalho é feito com escavadeira hidráulica. A força-tarefa foi formada pela Defesa Civil, ligada à Secretaria Municipal de Governo, e pelas secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Obras e Zeladoria (Semozel) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema).
A limpeza foi parcial por conta do nível da água, que está alto, e limita o acesso da máquina. Quando o rio baixar, nova limpeza será feita. O acúmulo nas comportas acontece quando o nível do rio Piracicaba sobe, e, assim, a correnteza da água carrega o material até o local.
HISTÓRIA – O Canal foi criado para desviar a água para dentro do Engenho Central, construído em 1881 pelo Barão de Resende. A água servia para movimentar maquinário e também para o resfriamento de alguns processos. O curso d´água passa por dentro do Parque do Mirante e desemboca novamente no rio Piracicaba. Sua vista da avenida Beira Rio é uma das preferidas de piracicabanos e turistas. Muitos o chamam, equivocadamente, de Véu da Noiva. Na verdade, a região do salto do rio, onde se forma uma bruma pelo movimento das águas, é o verdadeiro Véu da Noiva.