O processo de aquisição das novas máquinas aconteceu por adesão à Ata de Registro de Preços da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP)
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), vai receber novas máquinas para manutenção de estradas e pontes da área rural. Uma retroescavadeira, uma motoniveladora e duas roçadeiras foram adquiridas através de adesão à Ata de Registro de Preços, gerenciada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).
Dentre os dez programas regulamentados e coordenados hoje pela Sema, um deles é o Programa de Perenização de Estradas e Pontes Rurais, que garante a manutenção preventiva, corretiva e de substituição de pontes obsoletas e também assegura ações periódicas de manutenção dos 811 km de estradas rurais, incluindo drenagem adequada, nivelamento e aplicação de materiais.
Para execução desta programação é necessário recursos humanos, materiais e maquinários, pois a área é bastante extens. Além do maquinário reformado e de outras aquisições nestes quatros anos, existiu a possibilidade neste último semestre de uma parceria junto da SAA-SP, onde aderiu-se a uma Ata de Registro de Preços para aquisição de máquinas agrícolas, explica a secretária da pasta Nancy Thame.
“Após levantamento do maquinário que seria mais necessário e para que todo esse trabalho seja entregue com qualidade, não só aos agricultores mas também pensando em mobilidade com escoamento de safra e também da população rural, foram então adquiridas essas novas máquinas, que inclusive poderão atender o programa Patrulha Agrícola, otimizando o trabalho dos pequenos agricultores da cidade”, ressaltou Nancy.
PROCESSO – O processo de aquisição das novas máquinas aconteceu por adesão à Ata de Registro de Preços da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), um procedimento que permite trazer vantagens como, agilidade nas aquisições, padronização dos preços, redução de gastos e simplificação administrativa.
A secretaria teve um incremento no maquinário que resultou na organização e efetivação da manutenção das estradas, com reformas de trator esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeiras e aquisição significativas de dois tratores, caminhões-pipa e basculante, relata o chefe de Divisão de Obras e Serviços Rurais, da Sema, David Munhoz de Almeida.
“Inclusive fechamos o ano de 2024 realizando mais de duzentas reuniões semanais com a Secretaria Municipal de Transportes Internos (semutri), para alinhar informações e controlar os serviços de manutenção e suprimentos da frota que atende a secretaria”, concluiu David.
Texto: CCS