Desde 2018

⭐ Piracicaba, 11 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Sema realiza treinamento para uso da Plataforma Portal da Mantiqueira

O grupo passou por treinamento durante o dia todo na Sema (1)

A plataforma busca oferecer gratuitamente aos gestores locais, uma ferramenta geoespacial que auxilia na tomada de decisão de programas e políticas públicas

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), realizou na quarta-feira, 11/12, no auditório da secretaria, treinamento para uso da Plataforma Portal da Mantiqueira, que foi ministrado pela equipe da Organização Não-Governamental The Nature Conservancy – TNC Brasil.

O uso da plataforma vem para integrar esforços para a restauração e conservação do bioma Mata Atlântica e Cerrado em Piracicaba.

Essa atividade é mais uma das ações previstas no acordo de cooperação técnica assinado pela Prefeitura e a TNC Brasil em setembro deste ano.

A formação aconteceu durante o dia todo e teve a participação dos representantes das instituições integrantes da Unidade Gestora de Projetos do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais – (UGP-PSA) e de outras instituições que atuam na agenda da restauração ecológica no município.

A plataforma geoespacial Portal da Mantiqueira, busca oferecer gratuitamente aos gestores locais, uma ferramenta geoespacial que auxilia na tomada de decisão de programas e políticas públicas.

No treinamento os participantes puderam entender os objetivos da ferramenta, como funciona o cadastramento de propriedade e das diferentes formas de uso e ocupação do solo e como o portal facilita o planejamento e gestão ambiental de programas e projetos a nível municipal.

O articulador do curso, engenheiro florestal da Sema, Ramon Pittizer, entende a potencialidade dessa ferramenta na gestão, tanto do Programa do PSA, quanto no novo Programa de Adequação Ambiental Rural e até outros programas do município.

“Com o Portal da Mantiqueira poderemos cadastrar propriedades com áreas disponíveis para execução de projetos ambientais como de restauração ecológica, saneamento e boas práticas agropecuárias e conectar com projetos de instituições parceiras e com recursos disponíveis para esse tema.A adequação ambiental da propriedade está prevista em lei e nós queremos atrair os agricultores, produtores e proprietários rurais que desejam sair na frente desse processo”, concluiu Ramon.