Concedido pelo MEC, o selo reconhece os municípios que implementam políticas e práticas pedagógicas eficazes para alfabetização
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Educação, conquistou a medalha de ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização.
O reconhecimento coloca o município em destaque no cenário educacional nacional e demonstra o compromisso da gestão municipal com a qualidade do ensino e a alfabetização das crianças.
Concedido pelo MEC (Ministério da Educação), o selo reconhece os municípios que implementam políticas e práticas pedagógicas eficazes para garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.
O município atingiu 96 pontos nos critérios estabelecidos (o máximo é 100 pontos).
“Piracicaba demonstra sua excelência na área da educação e reforça o compromisso com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
O Selo Ouro é um reconhecimento público das boas práticas adotadas pela SME, que prioriza a alfabetização, investe na formação continuada dos professores, monitora o processo de aprendizagem, articula com a comunidade e assegura a distribuição de materiais didáticos adequados ao desenvolvimento das crianças.
É uma conquista e valorização do trabalho de todos os supervisores, formadores, gestores, professores e equipe técnica pedagógica da SME”, afirma Bruno Roza, secretário de Educação de Piracicaba.
Para Raquel Spigolon Bettio, articuladora municipal e formadora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a conquista do selo é resultado do compromisso e do esforço coletivo de toda a equipe da SME.
“É uma honra celebrarmos essa conquista. Este reconhecimento reforça a importância de ações formativas que culminam na alfabetização e nos motiva a continuar promovendo experiências com as linguagens de leitura e a escrita como pilares do desenvolvimento dos alunos da nossa rede”.
O SELO – Lançado oficialmente em setembro de 2024, o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização reconhece a implementação de boas práticas em educação, com foco na alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental, conforme estabelecido pela Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).
O selo é concedido nas categorias bronze, prata e ouro, sendo a medalha de ouro a mais alta distinção. Essa é a primeira edição, que contou com a participação de 4.578 municípios brasileiros.