Projeto será apresentado amanhã, 03/12, para público institucional e organizações sociais, e para a população entre os dias 04 a 07/12; vantagens são combate às enchentes e ampliação de áreas verdes e de lazer, entre outras
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), vai apresentar amanhã, terça-feira, 03/12, às 10h, no Armazém 14 do Engenho Central, ao público institucional e organizações sociais, o Plano de Intervenções de Infraestrutura Ambiental na Bacia do Ribeirão Piracicamirim, que tem como objetivo elaborar um anteprojeto de implantação de Parque Linear do Ribeirão Piracicamirim.
Já entre os dias 04 a 07/12 serão realizadas oficinas comunitárias nos principais bairros que serão beneficiados pelo Parque Linear (veja lista abaixo).
Para participar, basta estar presente.
O parque linear, além de ser uma área de intervenção prioritária, conforme estabelece o Plano Diretor do município, faz parte de um plano mais amplo de combate às enchentes e ampliação de áreas verdes e de lazer na região do Piracicamirim, entre outras ações.
O plano também estará em consonância com o Plano de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do Ribeirão Piracicamirim, que receberá verba do Governo do Estado de São Paulo por meio da Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
A Administração já realizou intervenções que melhoraram o ribeirão Piracicamirim e a vida das pessoas que vivem nos bairros por onde ele passa, como o desassoreamento de trechos, por meio do programa Rios Vivos. Finalizada em junho de 2021, a obra mostrou resultados positivos nas chuvas de verão seguintes, e evitou o transbordamento do ribeirão, principalmente nos bairros Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca.
A criação do parque linear é mais um passo importante para a revitalização e a proteção ambiental da Bacia do ribeirão.
O plano do Parque Linear da Bacia do Piracicamirim inclui um estudo de viabilidade técnico-financeiro para definir diretrizes e estratégias de implantação, avaliar a viabilidade econômica, determinar a ordem das ações conforme o crescimento populacional, identificar formas de financiamento, propor um zoneamento detalhado com um mapa de uso das áreas, desenvolver um anteprojeto de organização espacial ajustado após audiências públicas e estabelecer estratégias de governança e gestão para garantir sua manutenção.
“As oficinas comunitárias sobre o futuro parque vão permitir que toda a população residente, diretamente impactada, possa refletir sobre as potencialidades e fragilidades de seus bairros e possa opinar sobre o projeto. Elas mostram o compromisso da Prefeitura e da Semuhget de realizar um trabalho de forma transparente para criar soluções com a população a ser beneficiada pelo projeto, valorizando seus saberes e os aspectos culturais deste território”, explica Paulo Angelo Frias, titular da Semuhget .
A elaboração de diagnóstico e plano de intervenções ambientais na Bacia do Ribeirão Piracicamirim (licitação Nº 18/2024) é realizada pela empresa Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios, com investimento de R$ 1.039.087,53.
Confira os dias e locais das oficinas comunitárias sobre o Parque Linear do Ribeirão Piracicamirim
– 04/12, às 19h – Centro Comunitário 1º de Maio, Rua Antonio Ferraz de Arruda, 405 Água Branca
– 04/12, às 19h – Centro Dia do Idoso, Rua João Tedesco, 1.265, Água Branca
– 05/12, às 19h – Centro Comunitário, R. Romeu Italo Ripoli, 620, Cecap
– 05/12, às 19h – Centro Comunitário Jardim Alvorada, Av. Rio das Pedras, 2.411, Pompeia
– 06/12, às 19h – Centro Comunitário, R. Romeu Italo Ripoli, 620, Cecap
– 06/12, às 19h – CCInter, R. Paschoal Barsottini, 600, Jardim Oriente
– 07/12, às 9h – CCInter, R. Paschoal Barsottini, 600, Jardim Oriente