Edição deste ano do renomado Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba é composta por 74 obras, de 43 artistas
Com 74 trabalhos produzidos por 43 artistas, que traduzem a liberdade técnica e conceitual em suas diversas formas, o 53º SAC (Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba), um dos mais antigos e concorridos deste gênero no país, será inaugurado amanhã, 29/11, às 20h, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A, no Engenho Central.
O evento é gratuito e a mostra fica aberta à população até 2/03/2025.
O 53º SAC é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Nova Pinacoteca. O SAC também conta com apoio do Centro Cultural Martha Watts.
As obras físicas foram selecionadas entre os meses de outubro e novembro pelo júri formado por Célia Barros, Gabriel Ferreira Zacarias e Gabriela Leirias. O grupo também foi responsável por definir as obras premiadas desta edição. Ao todo, em ambas as fases, eles analisaram 1.784 trabalhos, de 498 artistas, advindos de 130 cidades de 20 estados nacionais.
A jurada Célia Barros destaca que o grupo buscou um olhar conjunto para artistas e obras com pesquisas mais profundas e profissionais na arte contemporânea. “Atentamo-nos à seriedade e profundidade da pesquisa dos artistas, desde os aspectos transitórios até o caráter de investigação estético e processual. Nesta edição, o público vai ver trabalhos que mostram as inquietações e questionamentos da produção atual em arte contemporânea”.
O titular da Ação Cultural, Carlos Beltrame, destaca a pluralidade da mostra.
“O salão é prestigiado em todo o país e a qualidade indiscutível das obras prova que a 53ª edição traz um recorte muito interessante da produção da arte contemporânea no Brasil”.
“Como um dos mais significativos e reconhecidos Salões de Arte Contemporânea, em sua 53ª edição, apresentaremos na mostra produção artística reunindo obras de artistas de diversas partes do Brasil com uma variedade de linguagens e suportes, incluindo pintura, escultura, fotografia, instalação, vídeo e performance, refletindo a diversidade e a riqueza da arte contemporânea”, comenta a diretora da Nova Pinacoteca, Renata Gava.
PRÊMIOS – O 53° SAC ofertará dois prêmios aquisitivos: o Prêmio Prefeitura do Município de Piracicaba, no valor de R$ 20 mil, e o Prêmio Câmara Municipal de Piracicaba, no valor de R$ 18 mil.
A mostra poderá ainda conferir até três Prêmios Especiais de Leitura Pública e Análise de Portfólios.
Este prêmio consiste no convite feito ao artista para apresentar sua história artística, currículo e/ou processo de criação de seus trabalhos.
SERVIÇO – Inauguração da 53ª edição do SAC (Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba).
Amanhã, sexta-feira, às 20h, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A, no Engenho Central. Avenida Dr. Maurice Allain, 454.
Evento gratuito.
Visitação até 2 de março de 2025, de terça-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Informações: 3412-3770.