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⭐ Piracicaba, 28 de novembro de 2024 ⭐

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Senac apresenta resultados do trabalho realizado em 2024 na Rede Municipal

Equipe da SME

Entre os indicadores apresentados, 70% dos professores consultados em uma pesquisa relataram aumento na frequência dos estudantes após o início da parceria

O secretário de Educação, Bruno Roza, acompanhado de sua equipe pedagógica, participou de uma reunião no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para avaliar os resultados das oficinas realizadas ao longo de 2024 com os alunos dos 5º anos matriculados no ETI Pira (Escola em Tempo Integral).

Uma pesquisa conduzida pela instituição com os professores referência das 39 turmas de 18 escolas municipais em período integral teve adesão de 30 docentes.

Entre os indicadores apresentados, 70% dos professores apontaram aumento na frequência dos estudantes após o início da parceria; 63% observaram maior comprometimento dos alunos nas atividades escolares, especialmente no ensino regular; 50% destacaram melhorias no comportamento, e 53% identificaram avanços na comunicação dos estudantes.

As oficinas, realizadas duas vezes por semana para cada turma, somaram 1.170 encontros e uma carga horária total de 3.660 horas desde abril.

Os temas abordados incluíram linguagens artísticas, sustentabilidade, fortalecimento de vínculos e cultura de paz.

Renata Prates e Erick Andrade, do Senac, foram responsáveis pela apresentação dos dados na reunião e de uma nova proposta para continuidade do projeto em 2025.

O secretário de Educação, Bruno Roza destacou: “Esses dados evidenciam como as parcerias certas podem transformar a rotina nas escolas, fortalecendo o aprendizado, incentivando o desenvolvimento pessoal e preparando nossas crianças para os desafios da vida de maneira significativa.”

Elaine Galani, coordenadora do ETI Pira, ressaltou a relevância dos resultados para o fortalecimento do projeto de ensino integral, destacando que os dados comprovam a eficácia de práticas que promovem não apenas a aprendizagem acadêmica, mas também o desenvolvimento social e emocional dos estudantes.

“Muito do que discutimos sobre os desafios da educação, especialmente com os jovens, passa por esse viés de uma formação antecipada, que desenvolve e facilita o autoconhecimento e a consciência do mundo e da sociedade”, afirmou João Carlos Goia, gerente do Senac Piracicaba.