Edição deste ano será aberta no dia 29/11, na Nova Pinacoteca
Com trabalhos que traduzem a liberdade técnica e conceitual em suas diversas formas, a 53ª edição do SAC (Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba), um dos mais antigos e concorridos deste gênero no país, vai expor 74 obras, de 43 artistas.
A abertura acontecerá no dia 29/11, às 20h, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A, no Engenho Central.
O 53º SAC é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Nova Pinacoteca.
As obras físicas foram selecionadas durante a segunda fase do processo, que aconteceu na sexta-feira da semana passada, 8/11, mesma data em que foram escolhidos os premiados pelo júri de premiação e seleção, formado por Célia Barros, Gabriel Ferreira Zacarias e Gabriela Leirias.
A primeira fase, em que o júri analisou obras enviadas de forma virtual, aconteceu nos dias 18, 19 e 21/10.
Ao todo, em ambas as fases, o grupo analisou 1.784 trabalhos, de 498 artistas, advindos de 130 cidades de 20 estados nacionais.
A relação dos trabalhos selecionados e premiados estão na edição de ontem, segunda-feira, 11/11, do Diário Oficial do Município (diariooficial.piracicaba.sp.gov.br).
A jurada Célia Barros destaca que o grupo buscou um olhar conjunto para artistas e obras com pesquisas mais profundas e profissionais na arte contemporânea.
“Atentamo-nos à seriedade e profundidade da pesquisa dos artistas, desde os aspectos transitórios até o caráter de investigação estético e processual.
Nesta edição, o público vai ver trabalhos que mostram as inquietações e questionamentos da produção atual em arte contemporânea”.
O processo foi novamente acompanhado pela comissão organizadora do 53º SAC, composta pela diretora da Nova Pinacoteca, Renata Gava, além de Élide Fernanda de Almeida Leite Guimarães, Diógenes Moura Severo Santos, Patricia Bueno Rebello e Guilherme Teixeira.
O 53° SAC ofertará dois prêmios aquisitivos: o Prêmio Prefeitura do Município de Piracicaba, no valor de R$ 20 mil, e o Prêmio Câmara Municipal de Piracicaba, no valor de R$ 18 mil.
A mostra poderá ainda conferir até três Prêmios Especiais de Leitura Pública e Análise de Portfólios.
Este prêmio consiste no convite feito ao artista para apresentar sua história artística, currículo e/ou processo de criação de seus trabalhos.