Desde 2018

⭐ Piracicaba, 4 de dezembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Publicidade

Escola rural de Piracicaba recebe ações dos projetos “Leitura no Campo” e “CTC na Escola”.

Estudantes da Escola Estadual Augusto Melega exploram a nova horta escolar, uma das melhorias trazidas pelos projetos 'Leitura no Campo' e 'CTC na Escola', que incentivam o aprendizado sustentável e o contato com a natureza. Foto: Priscila Figueredo

Novo espaço de leitura, melhorias na infraestrutura e atividades de voluntariado são realizadas pela Rede Educare com patrocínio do CTC

A Escola Estadual Augusto Melega, localizada na zona rural de Piracicaba, interior de São Paulo, foi contemplada ontem (6) com os projetos “Leitura no Campo” e “CTC na Escola”, que têm como objetivo valorizar a educação como base para um futuro melhor. Com as ações, a escola agora conta com uma nova sala de leitura completa, laboratório de ciências, doação de computadores, além de melhorias na infraestrutura e atividades de voluntariado.

As ações do projeto “Leitura no Campo” são promovidas pela Rede Educare e patrocinadas pelo CTC, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O projeto trouxe para a escola uma biblioteca com 1.200 novos livros, incluindo romances, mangás e contos, em um espaço revitalizado e ambientado com estantes, puffs e tatames para acolher os 192 alunos dos ensinos Fundamental II e Médio.

Já o “CTC na Escola” realizou ações para enriquecer a experiência escolar, como a criação de uma horta, pintura da quadra e dos muros, novos equipamentos de cozinha, e aquisição de móveis e materiais, incluindo lousa móvel, cadeiras e mesas para professores, além de melhorias nas salas da direção e coordenação.

Celebração e atividades de integração
Durante a manhã, voluntários e alunos participaram de diversas atividades em comemoração à inauguração dos novos espaços. Entre as ações, ocorreram oficinas de grafite para pintura dos muros, ministradas pelo grafiteiro Subtu, além de pintura no espaço de convivência, montagem de hortas suspensas, jogos esportivos e de recreação na quadra renovada, implementação dos “5S”, e rodas de conversa sobre temas como empreendedorismo, trabalho e leitura.

Somos uma escola rural situada a aproximadamente 12 km do centro da cidade, que atende alunos do entorno urbano que utilizam transporte escolar devido às dificuldades de acessibilidade e estrada não pavimentada. Desde o início do Programa de Ensino Integral de 9 horas, em 2022, buscamos melhorias estruturais e materiais pedagógicos para tornar o ambiente escolar mais estimulante e criativo. A parceria trouxe muitas expectativas para a realização desses objetivos. Imagino que o dia das ações de voluntariado reforçará os valores de cidadania estudados em sala de aula, comentou Marly Marsulo, Coordenadora de Gestão Pedagógica da EE Augusto Melega.

Para a diretora da escola e professora de Língua Portuguesa, Priscila Ramos, a parceria foi a concretização de um sonho:

Foi numa tarde encantadora que surgiram os mensageiros de esperança, com olhares atentos a todas as necessidades da escola. Quando perguntavam ‘o que vocês precisam?’, percebi que algo especial estava por vir. A cada proposta e detalhe, nossa parceria se consolidou e a realidade começou a tomar forma, comemorou.

Objetivo e impacto dos projetos

Kátia Rocha, CEO e fundadora da Rede Educare, destacou a importância da iniciativa:

Nosso objetivo é levar acesso ao livro e à leitura em comunidades do interior do Brasil. O desafio vai além de implantar bibliotecas; queremos democratizar o ato de ler.

O “Leitura no Campo”, que chega à sua sexta edição, busca a formação de leitores em locais com pouco acesso à literatura, revitalizando bibliotecas escolares e comunitárias e promovendo espaços de leitura. Educadores também têm acesso a uma plataforma gratuita com cursos de formação de leitores e contação de histórias.

Foto: Priscila Figueredo – Nova sala de leiura.

O “CTC na Escola” promove melhorias físicas e pedagógicas, buscando reduzir a evasão escolar, fortalecer a formação de docentes e incentivar o voluntariado. O programa atua em cinco pilares: segurança alimentar, acessibilidade e bem-estar, ciência e tecnologia, meio ambiente e formação de leitores, refletindo o compromisso do CTC com a educação, da escola até a universidade.

Sobre a Rede Educare

Criada em 2008, a Rede Educare acredita no poder transformador da união entre pessoas, empresas e organizações para realizar projetos de impacto social. Especializada em leis de incentivo, a Educare atua em todo o Brasil em cultura, esporte, saúde e ações sociais.

Para mais informações sobre as iniciativas, acesse o site: redeeducare.com.br.

Publicidade