Mostra principal, no Armazém 14 do Engenho Central, fica aberta à população de quarta-feira, 30/10, até domingo, 3/11
A edição de número 51 do Salão Internacional de Humor de Piracicaba chega ao fim neste fim de semana. A mostra principal, no Armazém 14 do Engenho Central, abre de quarta-feira, 30/10, a sexta-feira, 1/11, das 9h às 17h, e no sábado, 2/11, e domingo, 3/11, das 10h às 18h. A visitação é gratuita.
O Salão de Humor é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).
O 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba tem 453 obras produzidas por 229 artistas, de 23 países, entre cartuns, charges, caricaturas, quadrinhos, temáticos (Mulher), esculturas, trabalhos do prêmio Unimed, que tem como tema Saúde, e prêmio Arcor, sobre Direito da Infância.
São 135 trabalhos a mais que a 50º edição, em 2023. Do total, são 97 caricaturas, 92 cartuns, 56 charges, 88 tiras, 30 da categoria Temático – Saúde, 48 do Temático Mulher, 16 esculturas e 26 obras do Prêmio Arcor.
Com uma impactante mensagem sobre a falta de respeito com as florestas e os povos originários, o experiente cartunista Gilmar Machado, conhecido no mundo das artes gráficas há quatro décadas simplesmente como Gilmar, foi o vencedor do Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A obra também venceu o Prêmio Cartum.
De acordo com o diretor do Cedhu, Júnior Kadeshi, cerca de 241.900 mil pessoas já visitaram a mostra principal e as 19 paralelas desta edição, que estão espalhadas pela cidade, como no Engenho Central, Terminal Rodoviário de Piracicaba, Acipi e Shopping Piracicaba, além de uma na Estação de Metrô Santana, em São Paulo.
“Para essa 51ª edição, a homenagem às mulheres do humor gráfico celebrou um novo ciclo. O primeiro júri totalmente feminino, mostras paralelas só de mulheres no Armazém 14, o painel com 100 mulheres do humor gráfico, entre pioneiras e contemporâneas, nos mostrou a força e talento das mulheres no humor gráfico nacional e internacional. Uma decisão acertada e com grandes resultados. Além disso, graças às parcerias com empresas e instituições que apoiam o Salão anualmente, pudemos espalhar exposições por diversos espaços da cidade, alcançando novos públicos e nos fazendo chegar a um número incrível de visitantes”, ressalta Junior Kadeshi.
O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, também enfatiza que a 51ª edição está atual, engraçada e, ao mesmo tempo, com importantes reflexões sobre o Brasil e o mundo. “É um ótimo passeio para o fim de semana com a família para ver ou rever estes trabalhos mundiais do humor gráfico”.
MURAL DO ZIRALDO – O 51º Salão de Humor marca o retorno do famoso mural Canecão do Ziraldo ao Engenho Central, exposto no Armazém 9. A obra, que foi inaugurada em 2001 no mesmo Armazém 9, é um painel de lona de 28 metros de largura por 4 metros de altura. Passados alguns anos, o painel sofreu ação do tempo, sendo novamente reproduzido em 2024, em homenagem ao grande artista, que morreu este ano.
LOUNGE INSTAGRAMÁVEL – A rede de perfumarias Natura está no evento com diversas ações, entre elas a experimentação dos produtos e fragrâncias da linha Humor em um lounge especial e instagramável. As atividades são gratuitas e acontecem aos sábados e domingos até o encerramento do Salão.
SALÃOZINHO – O 22º Salãozinho de Humor de Piracicaba também será encerrado neste fim de semana e pode ser visitado também das 10h às 18h de quarta-feira, 30/10 a domingo, 3/11. Neste ano, o Salãozinho expõe 67 trabalhos de crianças entre 7 e 10 anos e 86 trabalhos de artistas de 11 a 14 anos.
SERVIÇO
– 51ª Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
Visitação presencial de quarta, 30/10 a sexta-feira, 1/11, das 9h às 17, e no sábado, 2/11, e domingo, 3/11, das 10h às 18h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (Avenida Maurice Alain, 454).
Entrada gratuita.
Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.