Carlos ABC, produtor artístico e cultural, e María Pía Bernabé, atriz e professora de teatro, conduzem o bate-papo com os grupos e público após as apresentações
A 29ª Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba, que compõe o 19º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), apresenta as últimas três peças amanhã, terça-feira, 29/10, todas elas no teatro do Sesi Piracicaba. Às 14h, serão encenadas Um Encanto no Sítio, do grupo Prudente em Cena, e Porandubas Negras ou Sobre Tudo Aqui que Não te Contaram, da Cia. de Teatro Estudantil HPC. Já à noite, às 20h, a edição deste ano será encerrada com o espetáculo Alice – Uma Travessia Sobre a Imaginação, do grupo Skatá.
A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com organização da W Cultural e apoio do Sesc, Senac, Senai, Apite Teatro e Coletivo Liberdade Liberdade. A mostra tem início hoje, 28/10, às 20h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, com o espetáculo Órgãos Vitais e Água, do Grupo Angels – Produtora Angels, com direção de Rosangela Pereira.
Um Encanto no Sítio, do grupo Prudente em Cena, da Escola Estadual Dr. Prudente de Moraes, tem direção de Daniela Soares e Rosa Pino. No enredo, Tia Anastácia é sequestrada pelo Minotauro e as personagens do Sítio do Picapau Amarelo se mobilizam para procurá-la na Grécia Antiga.
Ainda na tarde de terça será encenado Porandubas Negras ou Sobre Tudo Aqui que Não te Contaram, da Cia. de Teatro Estudantil HPC, da Escola Estadual Prof. Hélio Penteado de Castro, com direção de Ricardo Alves.
A peça é uma narrativa que explora aspectos do teatro épico. O objetivo e recontar a trajetória do preto escravizado no Brasil dando protagonismo e voz ao preto que, como maior interessado no fim da escravidão, lutou e fez tornar real o fim dessa barbaridade.
O encerramento da mostra acontece na noite de terça-feira, às 20h, com o espetáculo Alice – Uma Travessia Sobre a Imaginação, do grupo Skatá, do Colégio Objetivo de Piracicaba, com direção de Rodrigo Polla. No teatro, Alice é uma menina muito esperta que viaja para um mundo cheio de fantasia e imaginação em busca de descobrir quem de fato se é. Lá ela encontrará novos amigos e desafios que farão parte dessa jornada.
Tradicionalmente, a mostra não possui caráter competitivo e após cada apresentação, os grupos participam de um bate-papo para falar sobre o espetáculo, processo de montagem, escolha do tema, estudos, dramaturgia, figurino e demais atividades que foram desenvolvidas ao longo da criação do espetáculo.
Na 29ª edição, os artistas Carlos ABC, produtor artístico e cultural, e María Pía Bernabé, que é atriz e professora de teatro, serão os avaliadores que conduzirão o bate-papo com os grupos e público. A coordenação da mostra estudantil este ano foi assinada por Márcio Abegão.
O Fentepira em 2024 acontece este ano de 3 a 10 de novembro, com apresentações de espetáculos de grupos municipais e nacionais.
SERVIÇO:
29ª Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba.
Entrada gratuita.
Mais informações podem ser obtidas na página do festival no Facebook: @festivaldepiracicaba.