O espetáculo gratuito, que mistura humor e ilusionismo para desconstruir estereótipos femininos, terá apresentações no Teatro Alfredo Mesquita e no Centro de Memória do Circo entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro
Comédia irreverente que combina humor, ilusionismo e crítica, o espetáculo “O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” terá quatro apresentações gratuitas no Teatro Alfredo Mesquita, de 31 de outubro a 3 de novembro; e uma no Centro de Memória do Circo, no dia 4 de novembro.
Priscila Senegalho, diretora da Trupe do Fuxico, assina o texto e a dramaturgia da montagem, além de dar vida à protagonista, a Palhaça Funúncia.
Com um olhar atento para a crítica social, com trechos de humor ácido e reflexivo, a encenação dialoga diretamente com questões contemporâneas – desconstruindo os estereótipos e as pressões sociais que historicamente moldaram o papel das mulheres na sociedade.
“O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” tem orientação cênica de Daniela Rocha-Rosa, de reconhecida trajetória em circo e teatro, que explora diversas linguagens artísticas para chegar a uma abordagem única, que celebra a diversidadee a liberdade feminina, provocando risos e reflexões em igual medida.
Também integram o projeto Ana Cool, com extensa carreira nas artes circenses, especialmente nas técnicas de double trapézio e lira, criando movimentos que complementam a narrativa de forma vibrante e dinâmica; e as artistas convidadas Fabiana Pimenta e Furcifer Scher.
Fabiana é uma atriz militante que traz ao palco sua vivência como mulher negra, gorda, lésbica, enquanto Furcifer, artista transfeminina, enriquece a performance com sua pesquisa em dramaturgia do movimento e técnicas de malabarismo.
Mais sobre o espetáculo
A narrativa do espetáculo gira em torno de Funúncia, uma palhaça que busca seu amuleto da sorte em meio a um cenário repleto de memórias e tradições familiares. Neste contexto, ela reflete sobre as expectativas impostas às mulheres.
A peça utiliza a linguagem circense e o humor para explorar temas como feminilidade, liberdade, empoderamento e a desconstrução de padrões patriarcais que, apesar dos avanços, ainda persistem em diferentes formas.
Funúncia interage com objetos e figuras simbólicas, como um rádio e quadros de familiares, que representam as vozes e normas tradicionais que ela tenta entender e superar.
“O espetáculo não se limita a uma simples crítica ao patriarcado, mas também resgataa ancestralidade e a força das mulheres que marcaram a história, ao mesmo tempo em que faz uma ponte com as lutas contemporâneas por igualdade e autonomia”,comenta Priscila Senegalho.
Ao abordar de forma lúdica e crítica a relação entre o passado e o presente “O Manual Como Encontrar Um Bom Partido” questiona as normas de comportamento e, por fim, convida o público a refletir sobre a identidade feminina.
PERFIS
Priscila Senegalho – Dramaturga e Palhaça
Formada em Humor pela SP Escola de Teatro e em Arte Dramática pela Escola Recriarte, também possui graduação em Marketing e pós-graduação em Arte-Educação. Foi premiada como “Melhor Palhaça” no festival “A Noite dos Palhaços” (2015). Fundadora e diretora da Trupe do Fuxico. Produziu festivais como o XVIII Festival Circo no Beco, o I Encontro de Palhaças do Vale do Paraíba e o 5º CircUSP.
Daniela Rocha-Rosa – Orientadora Cênica
Atriz, diretora, artista do corpo e empreendedora da arte como caminho de aprimoramento humano, formada em Jornalismo e Artes Dramáticas, com especialização em Filosofia da Educação para o Pensar e Artes Cênicas. Fundou a companhia LaClass Excêntricos, onde explora mímica, ilusionismo, equilíbrio e humor.
Investiga dissociação corporal e trabalha com crianças de 3 a 12 anos no projeto “Mostrar-se”.
Ana Cool – Coreógrafa circense
Formada pela Escola Nacional de Circo (RJ) nas técnicas de Double Trapézio e Lira, fundou o Grupo Aeromoças em 2007. Fez estágio de improvisação com lira no Centre National des Arts du Cirque, na França. Trabalhou com companhias renomadas como Archaos (França) e Circo Roda (Brasil). Fundadora do Coletivo Um Café da Manhã. Dirigiu e participou de diversos espetáculos, incluindo “Sentido Proibido” e “Poesia que Vem do Alto”. Apresentou-se em festivais nacionais e internacionais, como o Festival Mundial de Circo (Brasil) e o Festival Circus Princess (Rússia).
Fabiana Pimenta – Bailarina
Atriz, militante, negra, gorda e lésbica. Formada em Artes Dramáticas pelo SENAC. Co-fundadora do grupo “Putz Vai Dar Merda!” e produtora no Periferia Trans, que aborda temas LGBTQ+ nas periferias. Atuou em diversas peças e filmes, incluindo a série “Sintonia” da Netflix e “Segunda Chamada” da Globo. Trabalhou como artista educadora, ministrando oficinas sobre a descontração de corpos padrões.
Furcifer Scher – Bailarina
Artista preta e transfeminina, graduada em Dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atua como artista circense e performer, pesquisando dramaturgia do movimento em dança. Ministra cursos de dança e malabarismo com abordagem inclusiva. Busca expandir as fronteiras da performance circense e da dança, contribuindo para a cena artística contemporânea.
“O MANUAL DE COMO ENCONTRAR UM BOM PARTIDO”
Orientação Cênica: Dani Rocha-Rosa
Dramaturgia: Priscila Senegalho
Coreografias: Ana Cool
Figurino: Chris Galvan
Cenário: Karine Lopes
Elenco: Priscila Senegalho, Fabiana Pimenta e Fuscher Scher
Duração: 65 minutos. Classificação etária: 12 anos.
APRESENTAÇÕES GRATUITAS EM SP:
De 31 de outubro a 3 de novembro
(Quinta, sexta e sábado, 20h; e domingo, 19h)
Teatro Alfredo Mesquita
Av. Santos Dumont, 1770 – Santana São Paulo SP
Capacidade: 198 lugares
Segunda-feira, 4 de novembro, 14h
EEP – Centro de Memória do Circo
Av. São João, 473 – São Paulo SP