Desde 2018

⭐ Piracicaba, 15 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Pavimentação em concreto: Prefeitura finaliza obras na avenida Cristóvão Colombo

Via também recebeu recapeamento asfáltico; serviços integram o pacote de 258km de recuperação de pavimentos danificados

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), finalizou as obras de pavimentação em concreto na avenida Cristóvão Colombo, no Algodoal. A via foi atendida da avenida Investigador Lucídio Leite até a saída para a rodovia Geraldo de Barros (SP-304).

A avenida, que é uma das principais de Piracicaba por interligar bairros e estar localizada em uma das saídas do município, sofria com buracos e trilhos de roda (deformações permanentes), como decorrência do alto volume de trânsito de veículos pesados e, por isso, a opção foi pelo PUC (Pavimento Urbano em Concreto).

O pavimento de concreto é vantajoso porque tem alta durabilidade, já que tem garantia de, no mínimo, 20 anos contra danos causados pelos impactos no pavimento, tornando-se uma alternativa durável, com vida útil prolongada, econômica e eficiente.

Também diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos, além de necessitar menor interferência de manutenção preventiva e corretiva.

Além do novo pavimento, o trecho da avenida recebeu ainda melhorias no sistema de drenagem, com instalação de tubulação, poços de visita e bocas de lobo, e reforço na base do pavimento com aplicação de cimento antes da execução do PUC, e toda a sinalização viária, conforme diretrizes do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, garantindo total visibilidade e segurança no trânsito.

RECAPE ASFÁLTICO – Além da pavimentação em concreto, a avenida Cristóvão Colombo recebeu recape asfáltico no trecho entre a rotatória de acesso à rodovia Geraldo de Barros (SP-304) até a avenida Virgílio da Silva Fagundes, na região do bairro Vila Industrial, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel).

Os serviços, assim como a aplicação do PUC, integram o pacote de 258km recuperação dos pavimentos das vias que estão danificados.

Em 2023, em outro pacote de obras, a Semozel pavimentou a avenida Cristóvão Colombo, no Algodoal, no trecho que compreende da Ponte do Cachão até a rua Emílio Bertozzi. Além da pavimentação, a via recebeu adequações na galeria de águas pluviais, com instalação de rede e colocação de tubulação, e construção de calçadas.

Somando todas as obras, o pavimento da avenida Cristóvão Colombo foi 100% recuperado, atendendo a antigas demandas dos moradores.