A Prefeitura de Piracicaba realizou licitação para a aquisição de 35 novas câmeras de monitoramento modelo speed dome para a Cemel (Central de Monitoramento da Guarda Civil). Com esta aquisição, serão substituídas algumas câmeras e instaladas novas em vários pontos da cidade. O objetivo é o monitoramento dos pontos de fluxo intenso de pessoas e veículos, também de locais vulneráveis de acordo com as estatísticas, auxiliando no serviço de vigilância e proteção, garantindo maior segurança à população.
Segundo a comandante da Guarda Civil, Lucineide Maciel, a licitação ocorreu no dia 15/10 e está em fase de conclusão. “Somente após todo o trâmite é que a empresa fornecerá os equipamentos e dará início às instalações das câmeras de monitoramento”, disse.
Com estas novas aquisições, a Cemel aumenta para 153 as câmeras de monitoramento. “Ressaltamos que o trabalho integrado com a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) referente ao compartilhamento de imagens também aumentará o números de câmeras utilizadas pela Cemel, podendo chegar a quase 200 pontos monitorados”, enfatizou a comandante.
Os locais para implantação são pontos de maior concentração de pessoas, como nas proximidades dos terminais de ônibus, bairros, escolas, praças, avenidas e corredores comerciais.
Nesse sentido estão sendo analisados para instalação das câmeras de monitoramento 14 novos pontos nos seguintes bairros: Ondinhas, Monte Rei, Santa Teresinha, Vila Sônia, Gran Park, Mário Dedini, Vila Cristina, Paulista, Jardim Nova Iguaçú, Cecap, Alvorada, Jardim Oriente, Vida Nova, Piracicaba I. II e III.