Desde 2018

⭐ Piracicaba, 16 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Mais de 130 profissionais do SUAS participam de encontro formativo sobre sexualidade das pessoas com deficiência

Evento realizado pela Smads aconteceu no Sesc Piracicaba

Mais de 130 profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) participaram na sexta-feira, 11/10, do encontro formativo com o tema Desmistificando a sexualidade das pessoas com deficiência.

O evento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) aconteceu no teatro do Sesc Piracicaba. O encontro contou com intérprete de Libras.

O objetivo do encontro foi oferecer oportunidade de um espaço de formação e sensibilização para os profissionais. A palestra abordou a necessidade de desmistificar a sexualidade da pessoa com deficiência, com esclarecimentos sobre possíveis preconceitos, ideias distorcidas e crenças da sociedade sobre a temática.

Ana Cláudia Bortolozzi, psicóloga, mestre em Educação Especial e doutora em Educação, falou sobre estereótipos, assexualidade e hipersexualidade da pessoa com deficiência “Temos uma tendência a agir com preconceito, negando a sexualidade das pessoas com deficiência. É necessário educação sexual. Quando há vigilância e controle excessivo, eles ficam mais sensíveis à sexualidade”, disse.

Outros assuntos envolveram a superproteção familiar, as dificuldades de interação social, condições sexuais, econômicas, estruturais e emocionais, além da expectativa da família sobre a vida adulta.

O tema proposto foi pensado devido à necessidade de ampliar a compreensão sobre a sexualidade da pessoa com deficiência, desmistificando preconceitos e senso comum, além de auxiliar as famílias e equipes dos serviços que atendem pessoas com deficiência, a lidar com essa realidade.