A solidão mata. Estudos recentes têm demonstrado que a solidão é responsável por reduzir a expectativa de vida, equivale a fumar 15 cigarros por dia e causa mais danos do que a obesidade.
Vivemos “o paradoxo da mídia social” onde nunca as pessoas se conectaram a tantas pessoas na história, porém, nunca se sentiram tão solitárias também na história.
Recentes estudos demonstram que a solidão tem se tornado um problema de saúde pública e um problema da vida moderna, impactando na saúde física e mental e que o uso de Facebook, Instagram e Internet em geral tem correlação com a piora da solidão.
O estudo feito pela seguradora CIGNA demonstrou que mais da metade dos americanos se sentem solitários.
As gerações mais afetadas pela solidão são a geração Z (18-22 anos) e a geração Y (23-37 anos), até mais que as pessoas mais idosas.
Neste estudo foi demonstrado que a solidão equivale a mortalidade de fumar 15 cigarros por dia e tem impacto maior que a obesidade.
Como a solidão se tornou um problema de saúde pública ela deve ser combatida igual ao tabagismo, obesidade, HIV, sedentarismo e imunização.
Deve fazer parte da consulta ao clínico geral o uso das mídias sociais do seu paciente e como ele se sente solitário.
A solidão é um grande problema de saúde pública e tem dobrado desde os anos 80. Recentemente os pacientes têm reclamado mais para os seus clínicos de solidão que diabetes e doenças cardíacas.
Devemos ter cuidado de não diagnosticar solidão como sinônimo de depressão.
Estudos demonstram que solidão aumenta o risco de doenças cardíacas, AVC, altera o sistema imune e dificulta a recuperação do câncer. A solidão tem correlação próxima com depressão e pode predispor a morte mais precoce.
Um estudo da associação americana de psicologia demonstra que as pessoas que têm maior conexão social tem menos de 50% de chance de ter morte precoce.
As pessoas solitárias têm muito mais chance de ser obesas e morrerem precocemente.
Outro achado importante é que as pessoas que têm menos conexões sociais tem muito mais chances de desenvolver doença de Alzheimer.
Como combater a solidão?
- Faça atividades voluntárias
- Faça atividades físicas e interaja com as pessoas na sua academia
- Participe de grupos de livros, viagens, etc
- Faça alguma atividade educativa, não em EAP, mas presencial
- Participe de algum grupo de comunidade religiosa
- Fique menos nas redes sociais
- Adote ou compre um pet, passeie com ele nos parques e interaja com outras pessoas que possuem animais
Vamos prontamente combater a solidão!