Desde 2018

⭐ Piracicaba, 5 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Após receber pavimento em concreto, avenida Cristóvão Colombo será liberada amanhã, 05/10

Após receber pavimento em concreto, avenida Cristóvão Colombo será liberada (1)

Via apresentava problemas recorrentes de buracos e deformações, como decorrência do alto volume de trânsito de veículos pesados; concreto tem garantia de, no mínimo, 20 anos

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), vai liberar o trânsito na avenida Cristóvão Colombo, no Algodoal, a partir de amanhã, 05/10, após obras de pavimentação em concreto na via, que foi atendida da avenida Investigador Lucídio Leite até a saída para a rodovia Geraldo de Barros (SP-304).

Apenas no trecho da rotatória próxima à rua João Graner terá interdição parcial, por conta do processo de cura (secagem) do concreto. O trecho deve ser liberado totalmente na próxima terça-feira, 08/10.

A avenida, que é uma das principais de Piracicaba por interligar bairros e estar localizada em uma das saídas do município, sofria com constantes aparecimentos de buracos e trilhos de roda (deformações permanentes), como decorrência do alto volume de trânsito de veículos pesados e, principalmente por isso, a opção foi pelo PUC (Pavimento Urbano em Concreto).

O pavimento de concreto é vantajoso porque tem alta durabilidade, já que o PUC (Pavimento Urbano em Concreto) tem garantia de, no mínimo, 20 anos contra danos causados pelos impactos no pavimento, tornando-se uma alternativa durável, com vida útil prolongada, econômica e eficiente. Também diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos, além de necessitar menor interferência de manutenção preventiva e corretiva.

As obras integram o pacote de 258km recuperação dos pavimentos das vias que estão danificados – somente esta etapa, a de concreto, vai atender cerca de 45km da malha viária no município, entre ruas e avenidas, que têm fluxo intenso de trânsito, incluindo veículos pesados.

Além do novo pavimento, o trecho da avenida recebeu ainda melhorias no sistema de drenagem, com instalação de tubulação, poços de visita e bocas de lobo, e reforço na base do pavimento com aplicação de cimento antes da execução do PUC.