Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos abrem espaço para falar de suicídio
O Setembro Amarelo período de conscientização sobre a prevenção ao suicídio foi tema de palestra na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, onde reuniu nesta semana, parte dos funcionários e diretoria da entidade.
O espaço foi aberto com a participação da psicóloga, Brenda Mendes, que atende na subsede Santa Terezinha. Ela falou sobre os fatores de risco, a necessidade de autocuidado, o incentivo pelo tratamento e a necessidade de aprender a ouvir o outro sem julgamentos.
O presidente do Sindicato, Wagner da Silveira (Juca), disse que refletir sobre o tema vai de encontro com a triste realidade, já que no Brasil, segundo dados da Fiocruz, a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6%. E a Organização Mundial de Saúde (OMS), revelou que o país ocupa o 8º lugar entre os países com os maiores índices de suicídio.
“Os dados são alarmantes. Como eu sempre digo aos trabalhadores, uma vida não tem preço. As empresas precisam abrir espaço para o tema. Nossa entidade decidiu em mais um ano colocar a discussão em pauta para melhor acolher também nossos funcionários e diretores”.
O presidente da entidade, Juca, ainda ressaltou que a categoria metalúrgica e todos os associados do Sindicato, podem contar com o atendimento de psicólogos, que atendem tanto no Clube Recreativo dos Metalúrgicos, quanto na subsede de Santa Terezinha.
“Preocupados com a saúde mental que é também uma realidade dentro das empresas, oferecemos aos associados o serviço, com valores diferenciados e bem acessíveis. Os nossos funcionários também têm acesso ao atendimento sempre que for necessário”.
Para conhecer todos os benefícios oferecidos aos trabalhadores metalúrgicos, basta acessar o site https://www.metalpiracicaba.com.br ou visitar a sede do Sindicato, que fica Rua Prudente de Moraes, 914 – Centro – Piracicaba.
Foto: Alexandre Novaes