Mais de 200 pessoas participaram da ação na Rua do Porto; atividade contou com a participação de praticantes do Caipirandando
Mais de 200 pessoas participaram no sábado, dia 21/09, da Caminhada Inclusiva que durante o trajeto na Rua do Porto fez ecoar o tema da XII Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, “Juntos por um mundo sem barreiras!”.
Entre os participantes, pessoas com deficiência, familiares, representantes de organizações da sociedade civil, conselheiros de direitos e praticantes de caminhadas e pedaladas do projeto Caipirandando.
A ação marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro e contou com a participação de intérpretes de Libras.
A caminhada percorreu a avenida Beira Rio, com saída em frente à passarela Estaiada, até o Casarão do Turismo onde.
Além do encontro com todos os participantes, o evento contou, também, com a fala de membros do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), apresentações culturais de dança, karatê e coral com pessoas assistidas pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Espaço PIPA – Síndrome de Down, Centro Dia Crescer, da Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba e Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP) e atividade com profissionais de Educação Física, da Secretaria Municipal de Lazer, Esportes e Atividades Motoras (Selam).
Wander Vianna Santos, coordenador do Comdef, falou sobre o propósito de despertar a sociedade de que a pessoa com deficiência é pessoa de direitos e pode estar onde quiser.
“Quantas vezes de madrugada eu fiquei sozinho no recinto, meio pensativo e assim, do nada, eu vou mandando no violão; preciso encarar tudo de frente, preciso abrir a minha mente; já passei por muita coisa pra chegar aqui e não desisti”.
Assim, Lucas Alexandre de Oliveira, encantou a todos com a sua rima de improviso, em meio à apresentação musical do CRP.
Victor César Gomes da Silva Santos, assistido pelo Espaço PIPA, também participou das apresentações e demonstrou total concentração e habilidade no karatê, junto ao professor Lair Moretti.
“Sempre participo das caminhadas inclusivas, porque considero importante conscientizar a população sobre os nossos direitos”, disse.
Participaram da caminhada, representantes de conselhos de direitos, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante, e as organizações: Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba (Apaspi), Associação de Surdos Libras Piracicaba e Região (Assupira), além das que apresentaram (Espaço PIPA, CRP, Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba e Apae).
O evento integra a XII Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Comdef, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
AÇÕES
– As ações da Semana Municipal não param por aí. No dia 24, às 13h30, acontece o desfile com o tema Estou Passando e, para encerrar, no dia 26, também às 13h30, palestra Autonomia na vida adulta e tomada de decisões, com Cláudio Aleoni Arruda, empreendedor, palestrante, ativista social e embaixador do Iniciativa Kids e da ASID Brasil
– Aliada Social para igualdade das diferenças. Ambos os eventos serão realizados no Centro de Reabilitação de Piracicaba (rua Almirante Barroso, 500, São Judas).
Entre os dias 24 e 27/09, das 8h às 18h, a programação também contará com o curso de capacitação técnica paralímpica, para professores de Educação Física e estudantes de graduação, além de professores da rede pública e privada de ensino.
A semana é realizada em alusão ao dia 21 de setembro, instituído pela Lei n.º 11.133/2005, como Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data que marca a construção de mobilizações para a inclusão social de pessoas com deficiência, conscientização da luta anticapacitista e celebração desses movimentos.