Desde 2018

⭐ Piracicaba, 23 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Trovadoras e Trovadores lançam livro na biblioteca

adolpho01

Era para ser só mais uma das oficinas literárias realizadas com frequência pelo Clip Centro Literário de Piracicaba e pelo Golp, Grupo Oficina Literária de Piracicaba, para trazer uma noção teórica sobre um dos vários formatos da poesia, a trova. Com suas características técnicas e peculiaridades. Mas o resultado final foi tão entusiasmante, que autoras e autores resolveram transformá-las em livro.

Do ponto de vista etimológico a palavra tem os seguintes significados :a forma trova pode ser [segunda pessoa singular do imperativo de trovar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de trovar] ou [substantivo feminino]. Trova. É substantivo feminino, Composição poética ligeira. Cantiga; canção. Como verbo intransitivo fazer ou cantar trovas; versejar. Verbo transitivo, exprimir em cantigas. Palavras relacionadas, trovador, trovista, troveiro, motete.

Aí surgiu o “VERSEJANDO, Diversos Versos”, cujo lançamento está previsto para o próximo sábado, dia 28 de setembro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Piracicaba. Uma espécie de pré-estreia das atividades da 5ª. Feira Literária de Piracicaba, a Flipira, prevista para a última semana de outubro, ambas com apoio da Secretaria de cultura da Prefeitura.

A Capa tem uma bela foto Ivana Maria França de Negri, a partir de um dos janelões da Casa do Povoador; digitação, formatação e montagem: Adriana de Freitas Nazato a organização ficou a cargo de Leda Coletti e Lídia Sendin, que tiveram a primeira ideia de fazer a oficina de Trovas. Na contracapa e ilustrações internas a colaboração foi de Carmelina de Toledo Piza

Apresentação é do acadêmico e membro da Academia Piracicabana de Letras, João Baptista de S. N. Athayde e o prefácio também do acadêmico Cassio Camilo Almeida de Negri. São 17 os escritores participantes:  Ana Maria Müller, André Bueno Oliveira, Aracy Duarte Ferrari, Bianca Rosenthal, Carmen Pilotto, Christina A. Negro Silva, Elisabete Bortolin, Ivana Maria França de Negri, Leda Coletti, Léia Paiva, Lídia Sendin, Marcelo Pereira da Silva, Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins, Margareth Tassinari, Raquel Delvaje e Shirley Brunelli Crestana. E o livro foi impresso pela Gráfica Expressão, da cidade de Limeira.

O livro possui 65 páginas e será comercializado, pensando em arrecadar verbas com a venda dos exemplares para a aquisição de livros infantis para a Flipirinha, espaço infantil da Flipira – Festa Literária de Piracicaba, que é organizada pelos grupos literários CLIP, GOLP, Academia Piracicabana de Letras e Prefeitura de Piracicaba através da SEMAC e Biblioteca Municipal. “É um livro sem grandes pretensões, mas cheio de boas intenções”, informam os organizadores da obra.

Os exemplares que não forem vendidos no lançamento, estarão à venda na Flipira, que terá a abertura solene dia 25 de outubro na Biblioteca Municipal e aberta ao público nos dias 26 e 27 de outubro das 10h às 18h.

 

Alguns trechos das trovas

Da autora, Leda Coletti, separei o primeiro verso de sua trova, onde ela se apresenta :

Com L, escrevo, Leda,

Já o E lembra Esperança,

Que o Divino me conceda

Paz, Amor e bonança.

 

Da autora Léia Paiva, também integrante dos movimentos literários locais, separei :

Te suplico em oração

Sozinha não sou capaz,

Vem curar meu coração,

Tira a aflição, põe a paz!

 

E de Lídia Sendin, uma das colaboradoras também da página “Prosa e Verso”, da Tribuna Piracicabana, separei,

Na curta vida que temos,

O homem é um aprendiz

Nem sempre o que sabemos

É razão para ser feliz.