Objetivo é debater as funções e outros papeis dos conselhos da Pessoa Com Deficiência nos municípios
A diretora do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan) e presidente do Conselho Estadual da Pessoa Com Deficiência, Letícia Françoso, participou na última terça (17) e quarta-feira (18), de capacitação e reunião do Conselho Estadual para assuntos da Pessoa Com Deficiência (CEAPcD). O objetivo do encontro foi debater temas que envolvem a Pessoa Com Deficiência (PCD) nos municípios, estiveram presentes cerca de 400 pessoas, representantes de 30 cidades.
A capacitação abordou a criação de um conselho municipal para os direitos da pessoa com deficiência. Além disso, os presentes puderam discutir sobre os programas da Secretaria de Estado da Pessoa Com Deficiência, o papel do Ministério Público na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a atuação da defensoria e dos conselhos e a luta pela inclusão dos PCDs.
Entre os palestrantes estão, Cassio Rodrigo, Natália Rosalem Cardoso, Renata Tibyriça, Júlio Botelho, Elizângela Lima Souza, Gersonita Pereira de Souza, Mauro Antonio da Silva Filho e Benedito Antônio Pazinatti. Letícia P.F.Françoso, integrou o primeiro painel que abordou a criação da cartilha que auxilia na criação de conselhos municipais dos direitos da Pessoa Com Deficiência (PCD).
Letícia Françoso, explica que, “o evento é importante na medida em que aqueles municípios que já têm conselho constituído, entendam qual é o papel dos conselheiros, quem são os parceiros, os articuladores que estão junto com eles nessa luta, fomentar a luta da PCD, sabe como e onde buscar ajuda ao precisar, como ministério público, defensoria”.
Além disso, a capacitação debateu como deve ser o funcionamento dos conselhos e quais são os programas da Secretaria da Pessoa Com Deficiência do Estado desenvolver e que podem ser levados para os municípios.
REUNIÃO – Na reunião da última quarta-feira (18), os técnicos abordaram, embarque, desembarque e transporte aéreo da Pessoa Com Deficiência e saúde mental, em referência ao setembro amarelo, além dos itens de pauta protocolares.
Fotos: Divulgação