Desde 2018

⭐ Piracicaba, 28 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Saúde realiza caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

Saúde realiza caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

Ação integrada com seis unidades de saúde será no próximo sábado, 21/09, a partir das 7h30, e visa a conscientização sobre a prevenção ao suicídio

 

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs) Eldorado 1 e 2, Cecap, São Francisco, Santa Rita e Unidade Básica de Saúde (UBS) Cecap realizam caminhada inclusiva no sábado, 21/09, a partir das 7h30, em alusão ao Setembro Amarelo, mês que marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A participação é gratuita, aberta a toda a população interessada em saber um pouco mais sobre o assunto.

O tema do evento é Caminhe com a gente, viver é a melhor escolha. Você não está sozinho!

A ação terá concentração às 7h30, deste sábado, 21/09, em frente ao Varejão Municipal do Eldorado (Av. Gustavo Adolfo Franco Bueno, s/nº, em frente a rotatória com a Avenida Romeu Italo Ripoli), saindo às 8h em caminhada até o Centro Comunitário do bairro São Francisco (rua Carapicuíba, 235).

Ao longo do percurso haverá interação com os participantes e evento especial com o tema Superação! O encerramento está previsto para às 9h30.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e municípios de todo o país, a campanha Setembro Amarelo visa conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10/09, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos.

No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, em média 38 pessoas suicídios por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.